O Governo do Estado, por meio do Centro de Atendimento ao Autista (CAA), realizou, na noite desta segunda-feira (11), o III Recital Azul, do Instituto Casa Azul, em Solânea. Cerca de 300 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pais participaram e assistiram ao espetáculo de interação. O evento aconteceu no Cine Teatro Municipal, naquele município.
Foram diversas apresentações que abriram a noite do Recital Natalino protagonizado pelos alunos do CAA como: encenação do nascimento de Jesus, apresentações dos grupos de libras, bate o sino (11 crianças), o canto da música Noite Feliz, entre outros. A programação natalina faz parte das atividades de inclusão desenvolvidas para os usuários e familiares atendidas no município.
Para a coordenadora estadual de Política Pública para a Pessoa com Deficiência, Maria Emília de Oliveira Alves, este é mais um evento que mostra que o Governo da Paraíba, por meio do CAA, se preocupa em colocar em prática o direito dos usuários e familiares do serviço. “Essa apresentação demonstra o trabalho executado por excelência para esse público. O 3º Recital Azul é a prova do nosso trabalho durante todo o ano, ele fala muito sobre inclusão e protagonismo. Essa atividade é resultado de valores investidos e que perpassa além do financeiro, perpassam vidas, famílias, e que hoje se encontram mostrando resultado da reabilitação que eles recebem diariamente, trabalhando a inclusão, amor, parceria, responsabilidade, compromisso ético, moral de todos os profissionais que fazem parte de um serviço como este, sou gratidão”, declarou.
Severina do Nascimento, mãe de Davi Rafael, de 9 anos, falou da alegria de assistir o recital pelo segundo ano. “Meu filho esta há dois anos sendo atendido pelo serviço, e essas atividades têm feito muito bem pra ele, estávamos ansiosos para vir assistir, foi lindo”, comemorou.
Os pais de Maria Elisa, de 8 anos, Elielson Cardoso Teixeira e Juliana Teixeira, expressaram a sensação de ver sua filha participando da atividade. “É indescritível participar junto com ela desse momento. Quando ela nasceu, a gente não tinha a esperança da interação dela com as pessoas e, após o atendimento especializado no Instituto Casa Azul, vemos a importância e o quanto tem mudado a vida da nossa filha. Hoje participamos das atividades com emoção, ela ama. São três anos consecutivos que se apresenta no espetáculo de Natal, é muito emocionante, as lágrimas descem”, enfatizaram os pais.
O prefeito do município de Solânea, Kayser Rocha, disse ser uma satisfação participar dos eventos do Instituto Casa Azul. “Para nós é uma alegria estar aqui. Eu digo que a minha obrigação é vir como prefeito, mas me realizo em vir como cidadão solanense ver o lindo e maravilhoso trabalho, tão bem feito. Todos os anos fazem esse evento com os alunos do instituto, mostra o diferencial, se torna especial, é a inclusão, a valorização, são pais e mães que estão aqui compartilhando dessa alegria”, comentou.
Edilma Azevedo, diretora do Instituto Casa Azul, de Solânea, ressaltou que o evento é o esforço de todo trabalho feito durante o ano. “O autista tem muita dificuldade de interação social. Então, tudo que é feito no trabalho em terapia eles interagem, dramatizam, cantam e a gente só tem a agradecer a Deus pelo desenvolvimento de cada um e ao Governo do Estado que tanto nos ajuda e que apostou nesse projeto lindo. Enquanto mãe de uma menina autista, me realizo em ver as outras crianças se desenvolverem, é emocionante. Esse evento é sinônimo de realização para todos os pais”, pontuou.
O CAA-Solânea fica localizado na Rua Ranieri Candido, 701, loteamento Jardins, e atende semanalmente crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em acompanhamento multiprofissional na clínica escola com especialidades como: serviço social, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, educação física, pedagogia, psicopedagogia e educadores musicais com oficinas de violão.
Os serviços prestados no Instituto Casa Azul beneficiam atualmente mais de 260 crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA) dos municípios de Arara, Bananeiras, Belém, Borborema, Casserengue, Dona Inês, Serraria e Solânea.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba