Uma garotinha de apenas cinco anos foi vítima de um coice de cavalo na noite dessa quarta-feira (10) perto da Escola Milton Lúcio, no município de São Bento, no sertão paraibano. A cidade vem enfrentando o problema com vários animais de grande porte soltos nas ruas, representando risco aos pedestres e motoristas.
A menina estava na calçada de casa, quando foi atingida pelo animal que chegou correndo e a atingiu com o coice. Ela foi levada para o Hospital de Patos, onde passou por cirurgia e felizmente seu estado de saúde é bom.
De acordo com vários moradores, os animais são um desafio à segurança no trânsito de São Bento e embora sejam deixados nas ruas por pessoas irresponsáveis, não são apreendidos pelo município como determina a lei.
“Na semana passada eu tava indo pra casa quando vinha um cavalo desembestado numa carreira grande, se eu tivesse na moto poderia ter batido, do ano passado pra cá tá aumentando a quantidade de animais, as vezes parece um curral em todo canto da cidade e não são retirados, acho um absurdo”, disse a estudante Analine Gomes.
Em 2018 a Promotoria de Justiça Cumulativa da Comarca de São Bento, emitiu a portaria n° 002/2018 no dia 3 de maio proibindo a circulação livre de animais, determinando ao poder público municipal o recolhimento do animal que estiver na rua ou não estiver guardado com a devida cautela.
O promotor de Justiça, Osvaldo Lopes Barbosa, destacou o grande número de animais de pequeno e grande porte, como cães, gatos, bodes, bois, vacas, cavalos e jumentos abandonados em vias públicas, expondo a população ao perigo a segurança e integridade física, além dos transtornos e prejuízos constantes.
Fonte: Polêmica Paraíba com Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba com Assessoria