A ‘Semana do Bebê’ será realizada mais uma vez na Ilha do Bispo, em João Pessoa, de 21 a 25 de novembro. O evento completa 8 anos e foi instituído no calendário oficial de eventos do Município de João Pessoa através da Lei Municipal 13.018/2015, de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos). Trata-se de uma iniciativa intersetorial e interdisciplinar, articulada para realização de inúmeras atividades e serviços destinados a combater a mortalidade infantil, prevenir doenças através do cartão de vacina, além de cuidar da integridade das crianças na primeiríssima infância, que vai de 0 a 3 anos de idade.
A ‘Semana do Bebê’, realizada nos últimos anos em cidades como João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo, vem contribuindo para reduzir ainda mais o número de óbitos entre recém-nascidos e crianças. Nesta edição, que destaca como tema a “Parentalidade”, serão desenvolvidos serviços de saúde e assistência social, além de sorteios de brindes e brincadeiras para as crianças, nos seguintes locais do bairro Ilha do Bispo: CRAS, CREI, USF, ACIP e ARCA.
“Acredito que a realização de várias edições da ‘Semana do Bebê’ nos últimos anos teve um papel importante para redução da mortalidade infantil em João Pessoa e na Paraíba. Inclusive, consegue ultrapassar esse objetivo, pois contribui para garantir o acesso das gestantes ao pré-natal; incentiva o aleitamento materno; melhora a qualidade de vida das crianças de até três anos; diminui o nível de exclusão social causado pela gravidez na adolescência; e mobiliza a sociedade sobre a importância e os cuidados na primeira infância, que vai do nascimento até os seis anos”, explicou Marmuthe.
Deste modo, a ‘Semana do Bebê’ se consolida a cada ano como elemento estratégico da política pública de saúde voltada às mães, gestantes e crianças. Em João Pessoa, costuma beneficiar milhares de famílias a cada edição, de forma direta e indireta. Esta edição na Ilha do Bispo tem como realizadores: o Instituto InterCement; a Rede Socioassistencial Amiga Ilha do Bispo; e Associação Recreativa, Cultural e Artística (ARCA); com apoio da Prefeitura de João Pessoa, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP), e Criança Esperança.
“A ‘Semana do Bebê’ se fortalece e se consolida a cada ano como uma das principais ações intersetoriais desenvolvidas pela Gestão Municipal. Por isso, é motivo de alegria saber que o nosso mandato contribuiu para a construção desta história, e dos resultados expressivos do evento, tanto na redução da mortalidade infantil e materna, quanto no aumento da conscientização em torno dos cuidados com a saúde das gestantes, bebês e crianças, entre outros avanços que foram possíveis ao longo dos últimos anos”, concluiu Marmuthe.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica paraíba