Em entrevista ao Polêmica Paraíba, o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros disse que uma equipe de Vigilância está indo ao município de Lucena para apurar uma denúncia de que há mais de 1000 vacinas contra Covid-19 vencidas e armazenadas na cidade.
O secretário disse que a informação não é oficial, e a saúde do estado está apurando o caso.
Ao menos 60 crianças, de 4 a 11 anos de idade, tomaram a vacina de adulto contra Covid-19 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na zona rural do município de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba. A imunização aconteceu antes da chegada da vacina pediátrica e de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, algumas delas no mês passado.
O secretário explicou que as crianças estão sendo monitoradas e acompanhadas e que serão avaliadas e revacinadas em um período de 30 dias.
“O Ministério Público Federal está apurando se houve um erro ou uma atitude deliberada da auxiliar de enfermagem. E essas crianças estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde da Paraíba. Felizmente apresentaram eventos adversos habituais da vacina como febrícula e dor no local da injeção”, disse à CNN.
O ministro de saúde, Marcelo Queiroga visitou no início da manhã desta segunda-feira (17), o município de Lucena,
Em entrevista a TV Cabo Branco, o ministro afirmou que o momento é de cautela e acompanhamento das crianças que foram vacinadas.
“Temos que fazer um monitoramento rigoroso para verificar a possível ocorrência de eventos adversos. Nós consideramos um erro vacinal”, disse Queiroga.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba