Um levantamento realizado pela secretaria estadual de Saúde e publicado pelo Portal T5 mostra que 45% das pessoas que foram internadas em unidades de referência para tratamento contra a Covid-19 na Paraíba em 2021 não apresentam informações sobre a imunização contra a doença.
Das mais de 14 mil pessoas internadas neste ano, 6.665 pessoas não apresentam qualquer registro de vacinação. Especialistas afirmam que dados incompletos sobre a situação vacinal dos pacientes prejudicam o direcionamento de ações de imunização e vigilância.
A secretaria estadual de Saúde informou que está cobrando uma maior organização no processo de vigilância epidemiológica dos hospitais e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que recebem esses pacientes.
Ainda segundo o relatório, com os dados preenchidos, pode ser comprovada a eficácia da imunização contra casos graves e óbitos da Covid-19. Mais da metade dos pacientes que morreram não têm informações sobre imunização. Entre as 5.074 pessoas mortas em hospitais paraibanos em 2021, 1.956 não foram vacinados e 755 morreram mesmo recebendo alguma dose. Outros 2.363 óbitos não apresentam dados sobre imunização.
Entre os 14.672 internados até o dia 23 de agosto, 6.137 não haviam recebido a vacina e 1.870 estavam imunizados com pelo menos uma dose. Além desse números, estão incluídos os 6.665 que não apresentam informação sobre a vacinação.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba