Combate ao coronavírus

COVID-19: Beltrammi diz que 100 pessoas podem infectar outras 150 na PB e alerta para aumento de internações - OUÇA

O secretário executivo de saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, destrinchou detalhes do novo decreto estadual com medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 em todo o Estado. Segundo o secretário, as medidas foram tomadas levando em consideração a classificação do Plano Novo Normal, divulgado no último sábado (15). O médico alertou ainda para a alta no índice de transmissibilidade da doença e no número de internações.

Os municípios classificados em bandeira amarela deverão manter as orientações do decreto vigente. Já as cidades com bandeira laranja ou vermelha deverão ampliar as restrições para evitar uma maior contaminação pelo novo vírus.

“Para estes [municípios] haverá um conjunto de medidas específicas, como limitação do funcionamento dos bares, restaurantes e lojas de conveniência até as 16h, redução da quantidade de pessoas em cultos para no máximo 30% e também atividades como construção civil voltam a estar limitadas”, disse.

Beltrammi lembrou também que o setor de comércio e shoppings terão o horário de funcionamento limitado a 10 horas corridas. Ele disse ainda que o processo de fiscalização será intensificado.

O secretário alertou para o índice de transmissibilidade, que é a capacidade de uma pessoa ter de infectar outra(s), que está elevado no momento. Segundo ele, em 107 cidades paraibanas, o índice está superior a 1.5, o que significa que 100 pessoas conseguem transmitir o vírus para outras 150.

Outro destaque preocupante feito por Beltrammi foi a alta de internação de pessoas infectadas. Apenas entre a segunda-feira (17) e a terça-feira (18) foram registradas 102 internações, o que segundo ele, representa uma internação a cada 14 minutos.

Clique aqui e confira todos os detalhes do novo decreto estadual, que estará em vigência desta quinta-feira (20) até o dia 2 de junho.

Ouça:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba