Faltando 1 ano e 2 meses para o pleito eleitoral de 2022, que vai eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados, as discussões sobre as eleições começam a sair dos bastidores para o debate público, embora que ainda em meio ao enfrentamento à Covid-19. A internet, por outro lado, é uma arena onde a disputa já acontece agora.
Conforme registrado pela reportagem do Polêmica Paraíba na última semana, as pesquisas eleitorais ainda têm um papel fundamental na aferição da popularidade dos candidatos, mas o desempenho deles nas redes sociais também ganhou notoriedade na avaliação de analistas políticos, tanto em relação ao engajamento da militância com os perfis quanto à criatividade na divulgação de conteúdo e a quantidade de seguidores acumulados nas plataformas.
Para o professor de jornalismo e pesquisador em Cibercultura, Emilson Garcia, na nova conjuntura midiática as redes sociais tem tido papel importante na prática política. “Desde a mobilização em torno de uma causa coletiva até a militância virtual em torno de um candidato. Ser ativo nas redes sociais é preponderante pra ganhar uma eleição e manter o vínculo com a população, que precisa conhecer as ações do candidato eleito”, disse
O contexto paraibano
Na Paraíba, pelo menos dois pré-candidatos já sinalizaram que vão disputar o Governo do Estado, e por isso a reportagem hoje mostra o tamanho deles nas redes sociais: João Azevêdo (Cidadania), candidato à reeleição, e Romero Rodrigues (PSDB), ex-prefeito de Campina Grande, até o momento o único candidato das oposições confirmado para a disputa do ano que vem.
Diferentemente do que ocorre com os pré-candidatos à Presidência, em que Jair Bolsonaro (sem partido) lidera em número de seguidores em todas as redes sociais, no âmbito local há uma divisão maior e os números são mais acirrados em relação ao tema.
Conforme levantamento feito pela reportagem, enquanto o governador João Azevêdo (Cidadania) lidera no Instagram, o ex-prefeito de Campina Grande alcança maior número de seguidores no Twitter e no Facebook.
No Instagram, João Azevêdo tem uma vantagem considerável. São 156 mil seguidores contra 110 mil de Romero Rodrigues. Nas outras redes sociais, a exemplo do Twitter, Romero lidera, com 26.500 seguidores contra 14.100 do atual governador.
Um cenário semelhante ocorre no Facebook, onde João Azevêdo surge com quase 81 mil curtidas (usuários que curtiram a página) e Romero possui 107 mil curtidas na rede social.
Confira a seguir a quantidade de seguidores de João Azevêdo e Romero Rodrigues (Instagram e Twitter + curtidas no Facebook)* **
Para além dos seguidores, no entanto, há outros indicadores que permitem traduzir o desempenho dos candidatos nas redes sociais. “O engajamento, a efetividade e eficiência (3E) que estão embasados na construção de uma pauta propositiva, alinhada as necessidades reais da população. Na ambiência transmidiatica que vivenciamos, o candidato que consegue catalisar maior atenção nas redes, por consequência atrairá a atenção da mídia tradicional, podendo arregimentar ainda uma maior audiência, já que temos quase 60 milhões de pessoas sem acesso à internet diariamente”, esclareceu o professor Emilson Garcia.
*A reportagem se baseia em dados disponibilizados pelas redes sociais até a última quinta-feira (05).
* Em relação ao Facebook, a reportagem apresenta a quantidade de curtidas na página de cada pré-candidato que é quando usuário escolhe não apenas seguir (para visualizar o conteúdo), mas também ‘apoiar’ a página, demonstrando engajamento.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba