Agricultores de 21 municípios da Paraíba foram contemplados, em junho, com o pagamento do Garantia-Safra. Ao todo, 82.677 agricultores de 102 municípios de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram beneficiados com a medida do Governo Federal, que visa atenuar os efeitos da pandemia do novo coronavírus.
Na Paraíba, os recursos chegam a agricultores dos municípios de Congo, Olho d’Água, Paulista, Poço Dantas, Santo André, São João do Tigre, Alagoa Nova, Alcantil, Barra de São Miguel, Boqueirão, Campina Grande, Fagundes, Gurinhém, Itabaiana, Lagoa Seca, Montadas, Nova Palmeira, Puxinanã, Remígio, Salgado de São Félix e Solânea.
“São agricultores que estão em pequenas propriedades com tamanho de área de 0,6 hectares até 5 hectares e que plantam milho, feijão, algodão, arroz ou mandioca. E ao sofrer perdas acima de 50% esses agricultores recebem um benefício do programa para que possam comprar alimentos ou insumos para sua propriedade”, explicou Pedro Loyola, diretor do Departamento de Gestão de Risco do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O repasse será feito em parcela única de R$ 850,00 em decorrência do estado de calamidade pública e as medidas de enfrentamento da propagação da pandemia do coronavírus. No total, serão 70 milhões. Normalmente, o benefício é pago em cinco parcelas. “O produtor recebe esse recurso à vista no mês de junho e deve procurar a sua agência conforme o calendário social”, disse Loyola.
Com isso, segundo o Governo Federal, encerra-se o ciclo da safra de 2018/19 em que foram atendidos 402 municípios com 364.694 beneficiários. De novembro de 2019 a junho de 2020 foram investidos R$ 310 milhões.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba