Teve início nesta segunda-feira (4) a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio, no Brejo Paraibano. A primeira cidade a receber o evento é Areia, e a rota cultural no município se estende até 10 de julho.
O evento com programação cultural, além de turismo de vivências e experiências, retorna após dois anos sem acontecer devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.
Este ano, a Rota homenageará o cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeon, falecido em 2020. Entre as atrações musicias confirmadas estão Santanna, Valdonys, Cavalo de Pau e Jorge de Altinho.
Confira programação da edição de 2022 em Areia:
8 de julho
Cicinho Lima
Forró Cavalo de Pau
9 de julho
Vinicius Mendes
Jorge de Altinho
Rota Cultural Caminhos do Frio
A programação foca em apresentações com artistas da terra. Passando por nove municípios da região, o evento terá início em Areia e encerrará na cidade de Alagoa Grande, cujas apresentações culturais e vivências turísticas ocorrerão entre 29 de agosto a 4 de setembro, totalizando mais de 60 dias consecutivos de Rota Cultural.
A Rota Cultural Caminhos do Frio inclui os municípios de Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande. Durante os meses de julho a setembro, o clima nesta região fica em média 12 graus.
Alguns pontos turísticos da cidade de Areia
Museu Regional de Areia
O acervo do Museu Regional de Areia (Mura) foi fundado em 1972, é composto por peças de diversas categorias, como Arte Sacra, Artes Decorativas, Artes Visuais, Etnologia, Documentos Textuais e Iconográficos.
Casa Pedro Américo
A casa onde nasceu o grande artista plástico, Pedro Américo de Figueiredo, é uma construção simples, conjugada, com uma porta, duas janelas na frente e duas salas.
Teatro Minerva
O Teatro Minerva, o mais antigo da Paraíba foi inaugurado em 1859, quando a capital da província não contava ainda com uma casa de espetáculos.
Museu da Rapadura
O Museu da Rapadura tem como principal Missão Institucional preservar a história do homem do campo do brejo paraibano, com ênfase na cultura da cana-de-açúcar.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba