O deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL) foi recebido com ovadas por estudantes que organizaram uma manifestação contra a posse do professor e novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia. Ele foi nomeado para o cargo para mandato de quatro anos, em decreto de 4 de novembro, publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (5).
A posse ocorreu em uma cerimônia no Hospital Universitário Lauro Vanderley (HULW). Os estudantes se reuniram fora do prédio do hospital e arremessaram ovos quando o parlamentar chegou para participar da solenidade. Eles gritaram palavras de ordem e chamaram o deputado de ‘fascista’ e ‘golpista’. Inicialmente, estudantes disseram que o reitor também havia sido atingido por ovos, mas ele chegou no local da cerimônia antes dos protestos.
O deputado estadual informou que recebeu uma ‘chuva’ de ovos ao chegar na instituição. “Fui prestigiar a posse, enquanto parlamentar estadual fui convidado. E quando fui entrar disseram que eu era o deputado fascista. O deputado ficou todo sujo”, disse.
O parlamentarinformou que prestará um boletim de ocorrência contra os manifestantes. “Foram os estudantes que não respeitam o Estado Democrático de Direito, pois não houve irregularidades na nomeação do professor. Graças a Deus, não houve danos à nossa integridade física, mas vou prestar queixa”, ressaltou.
Em entrevista à reportagem do Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, logo após ser nomeado, o professor Valdiney informou que faria uma administração plural, sem viés partidário, e criticou manifestações contrárias à sua posse.
Novo reitor
O decreto do Ministério da Educação (MEC) foi assinado pelo presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, e pelo ministro Milton Ribeiro. A nomeação vale a partir de hoje.
O Conselho Universitário (Consuni), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Curador da UFPB formaram lista tríplice, com candidatos à Reitoria da federal paraibana, em reunião on-line conjunta, no dia 10 de setembro. A relação manteve as chapas que concorreram na consulta on-line à comunidade universitária, em 26 de agosto.
Formaram a lista tríplice os candidatos aos cargos de reitor e de vice-reitor, respectivamente: as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, que tiveram 47 votos dos conselheiros; os professores Isac Medeiros e Regina Celi, que contaram com 45 votos; e os docentes Valdiney Gouveia e Liana Albuquerque, que não recebeu votos dos conselheiros da UFPB.
A nomeação do novo reitor é prerrogativa do presidente da República que, conforme a legislação vigente, poderá nomear qualquer um dos nomes que compõem a lista. Estudantes, no entanto, discordam da decisão presidencial. A primeira colocada na lista, Terezinha Domiciano, informou hoje que judicializou a posse do novo reitor.
*Esta reportagem será atualizada assim que a UFPB se pronunciar sobre a manifestação ocorrida durante a posse do professor Valdiney Gouveia.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba