eleições 2022

Comunicadores paraibanos que vão disputar as eleições devem se afastar de suas funções em breve; veja a data do desligamento de cada um

As pessoas que pretendem disputar as eleições de 2022 e atuam no momento como apresentador e comentarista de programa de rádio ou televisão devem ficar atentos a um prazo importante para o pleito. A partir do dia 30 de junho, será vedado às emissoras transmitirem programas apresentados ou comentados por esses pré-candidatos. Tais postulantes têm, portanto, que se afastar destas funções nas emissoras em que trabalham sob o risco de terem o seu registro de candidatura cancelado pela Justiça Eleitoral, no caso de virem a ser escolhidos como candidatos em convenção partidária.

A medida é uma das principais mudanças trazidas para a disputa eleitoral deste ano entre as promovidas pela lei 13.165/2015, a chamada reforma eleitoral, que introduziu novidades nas leis 9.504/1997 (a Lei das Eleições), 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e 4.737/1965 (Código Eleitoral).

Na Paraíba, alguns pré-candidatos desenvolvem funções na TV ou rádio, devido a isto, precisaram se ausentar de suas atividades para se dedicar ao período eleitoral.

Confira os pré-candidatos, se eles vão se ausentar ou não e quando devem fazer isto:

Nilvan Ferreira

Apresentador na TV Correio, Nilvan já se aventurou na política nas últimas eleições, quando disputou a prefeitura municipal de João Pessoa e foi derrotado por Cícero Lucena (PP) apenas no segundo turno. Nilvan era presidente estadual do PTB no início da janela, mas foi retirado do posto. Com a mudança, ele se filiou ao  PL, para  disputar o governo do estado.

Ao Polêmica Paraíba, Nilvan afirmou que deve deixar as funções na TV no dia 30 de junho.

Fernandinha Albuquerque

Fernanda Albuquerque, empresária e apresentadora da TV Tambaú, recebeu diversos convites para se filiar a partidos políticos para disputar as eleições deste ano. Sua escolha foi pelo União Brasil. Em outubro, Fernanda disputará uma cadeira na Câmara dos Deputados.

O Polêmica Paraíba entrou em contato com Fernandinha, que também informou que deve deixar as telinhas no dia 30 do próximo mês.

Samuka Duarte

O apresentador Samuka Duarte, da TV Arapuan, se filiou nesta semana ao Partido Social Cristão (PSC). Segundo informações de bastidores, Samuka estaria sendo sondado para disputar as eleições na condição de vice-governador na chapa de Pedro Cunha Lima (PSDB).

Em contato com nossa redação, o apresentador disse que ainda não definiu se será candidato ou não, Samuka afirmou que por enquanto está esperando uma posição do partido e segue apresentando os seus programas na rádio e na TV.

Emerson Machado ‘Mofi’

Também nesta semana, Emerson Machado, mais conhecido como Mofi, se desfiliou do partido Avante, sigla a qual disputou um cargo de deputado federal nas eleições de 2018. O seu destino deve ser o Progressistas ou PSD e o comunicador deverá novamente concorrer a um mandato na Câmara Federal em 2022.

O comunicador afirmou que ficará nas suas funções até o dia 20 de junho.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba