O professor Marcílio Onofre, do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba(UFPB), é finalista no concurso internacional de composição realizado durante o ‘London Ear Festival of Contemporary Music’, na Inglaterra. A etapa final ocorrerá entre os dias 21 e 25 de março, em Londres.
Marcílio é finalista com a obra ‘Ωscurità Visibile I’, para flauta solo. A obra é inspirada no livro ‘Darkness Visible – A Memoir of Madness’ do escritor norte-americano William Styron (1925– 2006). O concerto da obra de Marcílio será no dia 24.
Com a produção dedicada à música contemporânea de concerto, Marcílio Onofre, de 36 anos, é detentor de vários prêmios de composição em diversos concursos, a exemplo do ‘VII Concorso Internazionale di Strumenti per Composizione Soloista’; do ‘2010 DuoSolo Emerging Composer Competition’; do ‘6th SCCM New Composition’; ‘Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri’; ‘Prêmio Música Clássica da Funarte’; e ‘Prêmio Latino-Americano de Composição Piero Bastianelli’.
Recentemente, Marcílio Onofre participou dos festivais ‘Wittener Tage für neue Kammermusik 2017’ (Witten – Alemanha) e da ‘Cátedra Manuel de Falla’ (Sevilha – Espanha). Além de compositor, Marcílio Onofre é pianista, pesquisador e membro do Laboratório de Composição Musical – Compomus/UFPB.
Sua produção musical inclui peças para diversas formações e sua obra tem sido apresentada em vários concertos no Brasil e no exterior pelos grupos Arditti String Quartet, Nouvel Ensemble Moderne, Mivos Quartet e o Sonantis. Atualmente, Onofre é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música na UFPB.
Fonte: A União
Créditos: A União