As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020.2 iniciam nesta terça-feira (07) em todo o País. Na Paraíba, três instituições de ensino superior (IES): Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), juntas, ofertam 4.287 vagas em cursos presenciais.
Apenas o Instituto Federal de Tecnologia da Paraíba (IFPB) já havia anunciado que não participaria da segunda fase do processo seletivo.
A UFPB oferecerá 523 vagas em 78 cursos presenciais ofertados nos quatro campi da instituição. Do total de vagas, 240 serão para ampla concorrência e 283 reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, conforme a Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.
Já a UFCG ofertará 1.535 vagas e a UEPB, 2.229 vagas em todos os cursos de graduação em seus oito campi.
Os estudantes interessados devem acessar o site do programa até esta sexta-feira (10).
No País, esta é a primeira vez que será ofertada vaga na modalidade a distância (EaD). Os interessados em se inscrever candidatos devem ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não ter tirado nota zero na Redação. A classificação é conforme o desempenho obtido nas provas.
O resultado está previsto para ser divulgado no dia 14 de julho.
Caso seja aprovado, o candidato deve ficar atento às instruções das instituições de ensino que escolheu e foi aprovado. Aquele que não for aprovado poderá se inscrever na lista de espera. A solicitação também é feita pelo site do programa entre os dias 14 e 21 de julho.
Já o IFPB decidiu não aderir ao SiSU no segundo semestre e levou em consideração a situação provocada pela pandemia do novo coronavírus. No entanto, as 1.570 vagas ofertadas para o segundo semestre de 2020 serão preenchidas em um processo seletivo institucional.
Fonte:
Créditos: