Começou nessa terça-feira (1º), a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, na Paraíba.
O objetivo da ação é manter os animais livres da febre aftosa, situação que permite o transporte de rebanhos vivos, produtos e subprodutos de origem animal.
Segundo a Secretaria de Estado da Agropecuária, os criadores podem comprar as vacinas em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários devidamente cadastradas. Após efetuar a compra da vacina e imunizar o rebanho, ele tem o prazo de dez dias para declarar a vacinação junto a Defesa Agropecuária, ou nos escritórios do órgão em todo estado.
“A participação dos criadores deve ser intensa para vacinar cada animal em suas propriedades, isso tem acontecido desde 2011 e o nosso esforço é para que possamos ser livre de aftosa sem vacinação”, disse o secretário da Sedap, Rômulo Montenegro.
O prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) segue até o dia 31 de maio.
Desde 2011, o desempenho da Paraíba, em vacinação contra a febre aftosa, ultrapassa a meta de 90% do rebanho. Por esse motivo, desde 2014, o estado recebe o certificado de “Estado livre da febre aftosa com vacinação”, fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Fonte: Portal T5
Créditos: Portal T5