A Prefeitura Municipal de Conde por meio da Secretaria de Saúde deu início a Campanha Nacional de Multivacinação, obedecendo ao calendário do Programa Nacional de Imunizações. A campanha começou na segunda-feira (11) e é direcionada a todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos que devem comparecer a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, acompanhado do responsável e apresentar o cartão de vacina. No sábado, dia 16, será realizado o dia D da Multivacinação a partir das 9h na Praça Pedro Alves, no Centro da cidade.
O objetivo da campanha é estimular os pais a levarem os filhos as Unidades para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. “Durante a campanha, estamos buscando otimizar o atendimento em todas as UBS do município, para que possamos imunizar todas as crianças e adolescentes e ao mesmo conscientizar os pais sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada”, disse a Chefe em Vigilância e Saúde, Dayanne Christine.
As vacinas que estão sendo disponibilizadas para a Campanha de Multivacinação são: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Rotavírus (VORH), Pneumocócica, Tríplice Bacteriana (DTP), Meningocócica, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola), Febre Amarela, dT, dTpa, Influenza e HPV. Todas as vacinas estão disponíveis nas UBS do município.
Outra orientação importante é levar a caderneta de vacinação. “A Caderneta de vacinação é um documento pessoal e que deve acompanhar a criança e o adolescente a todo instante, pois é através dela que as equipes das Unidades Básicas de Saúde vão conferir como está o preenchimento das vacinas e orientar quais vacinas o usuário ainda precisará tomar”, afirmou Dayanne.
Para reforçar ainda mais a campanha, a Secretaria de Saúde vai promover no sábado, dia 16 de setembro, o Dia “D” da Campanha de Multivacinação, na Praça Pedro Alves, no Centro, a partir das 09 da manhã. Para este dia, as equipes estão preparando uma grande estrutura para atender a população. Após o Dia “D”, o cronograma segue até o dia 22 de setembro com os atendimentos nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde de Conde.
Fonte: Secomd