ação

Comarca de Guarabira formará 300 agentes para o enfrentamento à violência contra a mulher durante a Campanha Justiça Pela Paz

A Comarca de Guarabira, através da equipe multidisciplinar do setor psicossocial da 2ª Vara Mista, prepara-se para a realização da nona edição do Programa ‘Justiça pela Paz em Casa: nossa Justa causa’, que será realizado no período de 22 a 24 de novembro. Além das audiências concentradas, na quinta-feira (23), haverá o I Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que objetiva formar 300 agentes multiplicadores na luta contra a violência de gênero. O evento, que será realizado no Teatro Municipal de Guarabira, tem como público-alvo agentes comunitários de saúde, professores e coordenadores pedagógicos das instituições de ensino.

A abertura do Seminário será realizada pela juíza da Comarca, Candice Queiroga de Castro Gomes. Em seguida, a representante da Secretaria da Mulher do Município, Maria Hailéa Araújo Toscano, fará a apresentação da Rede de Apoio a Mulher Vítima de Violência Doméstica.

De acordo com a programação, haverá a apresentação de dois vídeos e cinco palestras. A equipe do Judiciário estadual abordará os seguintes temas: ‘Aspectos psicológicos da violência doméstica, tipos de violência e o papel da Equipe Multidisciplinar da Comarca de Guarabira’, que será ministrada pelo psicólogo João Vieira; e ‘Ações educativas e culturais que interferem nos padrões sexistas – o papel dos agentes multiplicadores’, proferida pelas assistentes sociais Aline Vieira e Natália Araújo.

Segundo o psicólogo da equipe multidisciplinar da 2ª Vara, João Vieira, o objetivo do Seminário é mostrar àqueles que trabalham diretamente com as mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica, o passo a passo da denúncia. “Queremos apresentar aos agentes o papel que cada instituição tem na luta contra a violência feminina. Informar que existe um fluxograma que vai desde o boletim de ocorrência até o processo em si”, pontuou o psicólogo.

João Viera afirmou, ainda, que, durante toda a campanha, será veiculado um vídeo intitulado ‘Respeito: Direito de toda Mulher – Guarabira unida pela Paz!’, produzido pela Comissão Especial de Apoio à Mulher de Guarabira (CEAMG). O material, que será transmitido em todos os meios de comunicação, objetiva sensibilizar a sociedade guarabirense para a causa.

Além da equipe multidisciplinar do setor psicossocial da 2ª Vara Mista, a Comissão é composta por representantes das Secretarias da Mulher, da Assistência Social, da Educação e da Saúde do Município, bem como Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Delegacia de Atendimento Especializado da Mulher.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria