Um festival de ilegalidades está sendo erguido na estrada de Cabedelo, ao lado do Carrefour. Trata-se do Home Center Ferreira Costa. Sem alvará, sem licença ambiental, sem autorização com Comando da Aeronáutica. Os empresários pernambucanos foram alertados, mas disseram, segundo uma fonte, que João Pessoa era o quintal de Recife e por aqui quem manda em tudo são eles.
Quinto maior grupo no segmento, anda tratorando as leis e os paraibanos. O detalhe é que a área escolhida foi a cabeceira da pista do Aeroclube da Paraíba, onde fica a zona de aproximação de aeronaves!
A legislação diz que para construção de casas ou edifícios no entorno do aeródromo só podem ser realizadas mediante aprovação do Comando da Aeronáutica. A informação foi prestada para este colunista por um coronel da reserva da Aeronáutica, que reside em João Pessoa. Ele trabalhou durante 22 anos na análise de projetos e liberação de construção de imóveis no entorno de aeroportos em diversas regiões do Brasil.
O alerta deve-se ao fato que empreendimentos como este do Home Center Ferreira Costa só poderia ter iniciado sua construção com o aval do Comando da Aeronáutica, para onde o proprietário deveria enviar um projeto para análise. O coronel revelou que para que as aeronaves decolem e pousem em segurança, existe uma zona de proteção (ZPA), cujo tamanho varia de acordo com a categoria do aeroporto. Se a legislação não for obedecida, há o risco de o aeroporto ser fechado, até que a questão seja resolvida, e o prefeito do município responsabilizado por autorizar a construção irregular, fato que já presenciou em muitas cidades do país.
Até agora o Home Center Ferreira da Costa só teve autorização para construção do muro, mas maquinas e caçambas estão noite e dia devastando tudo e apostando que a Paraíba é terra de ninguém! Já foram protocoladas denúncias nas prefeituras de Cabedelo, João Pessoa e AGU! Será que eles mandam em tudo mesmo?
Fonte: Click PB
Créditos: Clilson Júnior