O governador da Paraíba, João Azevêdo Lins, comemorou, nesse domingo (16), o início das obras de dragagem que estão sendo realizadas no Porto de Cabedelo. Os contratos somam mais de R$ 97 milhões e garantirão a ampliação da capacidade de movimentação de cargas no Porto de Cabedelo em até 57%.
De acordo com publicação de João Azevêdo, no Twitter, a draga Kenford irá aumentar a profundidade do canal de acesso ao Porto.
“Momento histórico para o Porto de Cabedelo! A draga Kenford, que vai aumentar a profundidade do canal de acesso ao porto, já está em operação. Estamos investindo R$ 98 milhões em recursos do próprio Estado para tirar do papel a tão sonhada dragagem”, escreveu João Azevêdo.
Confira publicação:
Momento histórico para o Porto de Cabedelo! A draga Kenford, que vai aumentar a profundidade do canal de acesso ao porto, já está em operação. Estamos investindo R$ 98 milhões em recursos do próprio Estado para tirar do papel a tão sonhada dragagem.+ pic.twitter.com/HM1JnciQFl
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) October 16, 2022
O serviço incluirá o aprofundamento do canal de acesso que passará dos atuais 9,14m a 11 metros de profundidade. Já a bacia de evolução (área de manobra dos navios na área do complexo portuário), passará a ter 300 metros de largura. Também será feito a implantação do pátio de regulação de caminhões, Truck Center.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da dragagem estima o crescimento de 10% ao ano até 2031, o que representa um montante de R$ 1,6 milhão/ano.
Segundo a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, com a dragagem, o porto passará a receber navios com até 55 mil toneladas de cargas. Atualmente, recebe navios com até 210m de comprimento e 40m de largura, mas com a limitação de tonelagem: até 35 mil toneladas embarcadas.
De acordo com o setor de Planejamento da Companhia Docas da Paraíba, o investimento no aprofundamento do canal de acesso do Porto de Cabedelo resultará numa diminuição de custos logísticos, ampliará a movimentação operacional de cargas já consolidadas e apresentará o porto paraibano com muito mais viabilidade para receber novas cargas de insumos e produtos, como arroz, cevada, cargas conteinerizadas e veículos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba