Pacientes infectados com Covid-19 no Sertão da Paraíba estão sendo transferidos para Campina Grande. O motivo é o fato de a 3ª Macrorregião de saúde do Estado, que contempla o Sertão da Paraíba, ter constatado 100% de ocupação dos leitos de UTI Covid, segundo os dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela secretaria de estado da Saúde, nessa terça-feira (6).
Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, essa é a alternativa mais viável. Em Campina Grande, os pacientes estão sendo recebidos no Hospital das Clínicas. Por lá, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 71%. Segundo Geraldo, são atualmente 60 leitos, sendo 40 de enfermaria e 13 de Decisão Clínica.
Até o momento, já foram realizadas quatro transferências, oriundas das cidades de Sousa, Pombal, Princesa Isabel e Teixeira.
Melhor taxa do Nordeste
Mesmo com o número crítico, a Paraíba é o estado nordestino com melhor (mais baixa) taxa de ocupação de leitos de UTI para o tratamento da Covid, com 77%. Os dados são do mais recente boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba