agravamento da pandemia

COLAPSO NO SERTÃO: Hospitais de Cajazeiras, Piancó, Pombal e Patos chegam a 100% de ocupação por pacientes com Covid-19

Caso algum paciente precise de um leito de UTI, ele será transferido para alguma cidade mais próxima, que tenha vaga ou até mesmo para Campina Grande ou para a capital João Pessoa.

As cidades polos com hospitais de referência no tratamento da Covid-19, no Sertão da Paraíba, estão em alerta devido ao número de pessoas infectadas pela doença. Municípios como Cajazeiras, Piancó, Pombal e Patos, já chegaram ao nível máximo de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias destinadas ao tratamento de pacientes infectados pelo Coronavírus.

O diretor do Hospital de Cajazeiras, Manoel Télamo, afirmou que a realidade atual em toda região sertaneja é preocupante. De acordo com Télamo, foi realizada uma reunião com o secretário executivo de saúde do Estado, Daniel Beltrami, onde foi definido o aumento do número de leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 em toda Paraíba.

Manoel Télamo se mostrou preocupado diante do grande número de atendimentos na cidade. “Cajazeiras está ocupada na sua capacidade instalada total. Estamos com 25 pacientes internados no hospital, tivemos algumas altas, porém logo foram preenchidas, por pessoas que aguardavam na Unidade de Pronto Atendimento para serem transferidos para o hospital”, afirmou.

Em Cajazeiras são 12 leitos de UTI e 13 de enfermaria. Após reforma para instalação de pontos de oxigênio, o hospital vai receber mais cinco leitos sendo dois de UTI e três de enfermaria. “Os equipamentos, como cama e monitores estão sendo destinados a Cajazeiras, pelo Governo da Paraíba e devem chegar nos próximos dias”, afirmou Manoel Télamo.

Até a noite dessa sexta-feira (11), além de Cajazeiras as cidades de Piancó, Pombal, Patos e também o Hospital de Clínicas de Campina Grande registraram 100% dos leitos ocupados.

Caso algum paciente precise de um leito de UTI, ele será transferido para alguma cidade mais próxima, que tenha vaga ou até mesmo para Campina Grande ou para a capital João Pessoa.

De acordo com o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, quando a ocupação dos leitos atingiu 70% de ocupação, foi deliberada a implantação de leitos de UTI e enfermaria. E já foi designada a instalação de 15 leitos no Hospital de Clínicas de Campina Grande, 10 no Hospital Metropolitano de Santa Rita, na Grande João Pessoa, 5 leitos para o Hospital Regional de Cajazeiras e 6 leitos no Hospital Regional de Patos.

Fonte: Diário do Sertão
Créditos: Diário do Sertão