8 de março, Dia Internacional da Mulher, é mais do que uma data no calendário. É um momento de reflexão sobre o protagonismo das mulheres na sociedade e o fortalecimento da longa história de luta por seus direitos. Na Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), o Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) presenteou as homenageadas do dia e trouxe reflexões de autocuidado e momentos de descontração para as colaboradoras presentes na Fundação de Apoio, nesta sexta-feira (8).
“Para a gente é um dia de reflexão, onde a gente pode refletir sobre tantas coisas que as mulheres têm que lutar. A gente luta por espaço, por direitos iguais, a gente luta por respeito no trabalho e no ambiente familiar, a gente luta por oportunidades igualitárias, a gente luta por amor. Então, a vida da mulher é uma eterna luta, luta por espaço para que nós, mulheres, sejamos reconhecidas em todas as esferas da sociedade. Por isso, a gente segue lutando e a cada dia com mais determinação e sem deixar que falte amor no nosso coração”, ressalta Luciana Antunes, chefe de Gestão de Pessoa da Funetec.
A luta pela justiça de gênero, apesar de ter sido oficializada pela Organização das Nações Unidas há menos de meio século (1975), já existe há milhares de anos. Desde a Idade Média, com a caça às bruxas, e até mesmo antes desse marco histórico, as mulheres lutam por uma sociedade mais justa e igualitária.
“A importância dessa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Atualmente as mulheres ainda lutam pela igualdade social, lutam contra a violência física, psicológica, patrimonial e abuso sexual”, afirma Sara Letícia, Jovem Aprendiz da Funetec.
Ainda durante as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a assistente administrativo da Funetec, Bianca Silva, destacou os sinônimos do gênero feminino e deixou uma mensagem para todas as homenageadas de 8 de março e todos os outros dias do ano:
“Mulher é sinônimo de muita força, de garra, de determinação. Nós mulheres somos muito resilientes e a gente procura se reinventar diariamente. Aqui na Funetec, onde me sinto realizada profissionalmente, a gente vê que a Fundação tem esse olhar humano, de carinho e cuidado com todas as suas colaboradoras. Feliz Dia da Mulher para todas nós”, finalizou Bianca.
TEXTO: Ascom Funetec
FOTOS: Renato Britto