A denúncia formulada hoje pelo jornalista Salles Dantas que usou as redes sociais para tornar público o fato de um remanejamento nos trens da CBTU da Paraíba para Brasília. De acordo com o dirigente do PSB um VLT da Paraíba e outro do Rio Grande do Norte seriam retirados para preencher uma demanda de Brasília.
O Polêmica Paraíba entrou em contato coma direção nacional da CBTU sobre a denúncia e obteve resposta:
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos vai dar início a uma nova operação de transporte de passageiros no país. Brasília deverá ganhar ainda este ano uma linha de VLT de 45km, conectando a cidade de Valparaíso, em Goiás, até a estação rodoferroviária, na capital. A medida, que atende determinação do Ministério das Cidades, potencializa a capacidade de mobilidade e integração modal na região.
Durante os primeiros seis meses, o sistema funcionará em caráter experimental, utilizando dois trens. As composições serão transferidas de Natal e João Pessoa, onde a CBTU também responde pela operação ferroviária urbana. Os dois municípios estão prestes a receber cinco novos trens, cada, já encomendados pela Companhia.
VEJA VÍDEO: CBTU confirma rumores sobre retirada de trens da Paraíba para Brasília – ENTENDA CASO
A nova linha tem como base trilhos já utilizados por trens de carga, e que agora atenderão à população local. Após o final do período experimental, o trecho deverá receber trens do atual sistema de VLT de Fortaleza, compatíveis com a ferrovia brasiliense.
Conrado Portella
Assessoria de Comunicação da CBTU
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba