4º ENCONTRO DE PREFEITOS

Cartaxo debate Cidade Sustentável e avança na liberação do BID

Uma destas iniciativas prevê a implementação de um conjunto de investimentos destinados a estruturar o desenvolvimento dos municípios ao longo dos próximos 30 anos

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, desembarcou em Florianópolis, Santa Catarina, na noite desta terça-feira (28) para participar do 4º Encontro de Prefeitos da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices), desenvolvida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Em fase avançada de liberação de um empréstimo de US$ 100 milhões, o equivalente a quase R$ 330 milhões, os prefeitos e equipes de gestores de Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Vitória (ES) e Palmas (TO) estarão reunidos novamente para a troca de experiência e acompanhar de perto o andamento dos projetos até sexta-feira (1).

Uma destas iniciativas prevê a implementação de um conjunto de investimentos destinados a estruturar o desenvolvimento dos municípios ao longo dos próximos 30 anos.

De acordo com Luciano Cartaxo, o Cidade Sustentável é fruto de um minucioso trabalho de gestão e de planejamento de longo prazo.

“Estamos superando a crise com muito trabalho, mas atentos ao futuro, buscando investimentos de longo prazo”, diz ele. “Este plano é um legado que vamos deixar para muito além das nossas gestões, um legado para as gerações futuras. Por isso, estamos aqui para discutir questões práticas, monitorar os projetos e a liberação de recursos. Com planejamento, é possível garantir qualidade de vida para as pessoas”, ressalta.

A iniciativa do BID inclui também as cidades de Goiânia, Goiás, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. O plano de João Pessoa já teve seus contratos de financiamento negociados no Brasil e aprovados pela direção do BID, em Washington, durante reunião com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

Como se trata de empréstimo internacional, ele tramita na Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, em Brasília, para que possa ser autorizada sua contratação.

Com os recursos, segundo o secretário da Receita de João Pessoa e coordenador do Projeto Cidade Sustentável no município, Adenilson Ferreira, serão implementadas 60 ações de grande porte para garantir a qualidade de vida na Capital paraibana ao longo das próximas décadas, quando atingirá a marca de um milhão de habitantes

Entre as ações previstas estão a construção de conjuntos habitacionais no Complexo da Beira Rio, envolvendo oito comunidades que serão completamente urbanizadas; a implantação da Escola de Governança e Gestão, que irá qualificar os profissionais da prefeitura.

Além disso,está previsto um investimento na segurança urbana e cidadã, por meio da instalação do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), onde será unificado todo o monitoramento da cidade, do trânsito às equipes de prevenção de desastres naturais,dentre outras iniciativas.

Fonte: MaisPB
Créditos: MaisPB