SAÚDE

Cartaxo anuncia série de ações para bebês com microcefalia e suas mães

Todos os atendimentos que já vinham sendo realizados pela Rede Municipal de Saúde serão concentrados no Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD)

Cartaxo anuncia série de ações para bebês com microcefalia e suas mães

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, na manhã de quarta-feira (28), um conjunto de ações nas áreas de saúde e assistência social para bebês diagnosticados com microcefalia e suas mães. Após a realização de um levantamento e um cadastro social, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está buscando facilitar e ampliar a capacidade de atendimento a estes bebês e oferecer um serviço mais completo não só para eles, mas também para suas mães que precisarem de uma assistência especializada.

A partir de agora, todos os atendimentos que já vinham sendo oferecidos e realizados pela Rede Municipal de Saúde serão concentrados no Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD), no bairro Pedro Gondim, sempre as quartas e sextas-feiras. Lá, as crianças contarão com os serviços realizados por uma equipe multiprofissional formada por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e neuropedriatras. Além disso, as mães que necessitarem, também poderão contar com atendimento psicológico.

Na manhã de quarta-feira (28), o prefeito e a primeira-dama, Maísa Cartaxo, participaram de um café da manhã com mães e bebês no CRMIPD, no qual foram explicados os detalhes da nova sistemática de atendimentos que está sendo organizada pela PMJP, que incluiu também a reorganização do fluxo para marcação de exames.

“O nosso objetivo é contemplar e acolher cada vez mais as crianças com microcefalia, pois elas precisam de um cuidado e um atendimento integral e especial. E essa é uma oportunidade muito importante que a Prefeitura está dando por centralizar no Centro todas as ações em diversas áreas, com nossas equipes profissionais, fazendo um acompanhamento completo do atendimento a estas crianças, inclusive facilitando o encaminhamento ao INSS, no caso de aposentadoria. Enfim, é um acolhimento que passa por diversas secretarias e que garantirá um cuidado melhor para o desenvolvimento destas crianças”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou ainda que além deste cuidado com os bebês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também tem feito um trabalho preventivo de sucesso para evitar novos casos de bebês nascendo com diagnóstico de microcefalia. “Trabalhamos muito nos anos de 2015 e 2016 no combate ao mosquito e o resultado é que não tivemos, nestes seis primeiros meses de 2017, o nascimento de nenhum bebê com microcefalia. Isso é muito importante e precisamos continuar cada um, na sua casa, cuidando do seu espaço, para evitar criadouros do mosquito”, disse.

Habitação – De acordo com a secretária de Habitação, Socorro Gadelha, através do cadastro social, no qual foram feitas visitas nas casas de algumas dessas crianças para analisar a condição financeira das famílias e orientar sobre a importância de se inscrever nos programas da PMJP, foram identificadas 40 que não moram em residências próprias e se enquadram no programa habitacional da Prefeitura. A partir deste cadastro, estas mães poderão ser contempladas com apartamentos do Programa Habitacional da prefeitura.

“Orientamos as mães a se inscreverem para que nas próximas entregas, elas possam estar sendo contempladas. Então vai ser um avanço muito grande, pois estas crianças estarão sendo mais bem acolhidas e poderão ser sorteadas com apartamentos, o que garantirá um lar mais preparado, acessível e com as condições favoráveis ao desenvolvimento delas com o máximo de conforto possível. Temos 11 mães que já estavam cadastradas no programa e já serão contempladas na próxima entrega de residencial feita pelo prefeito”, destacou a secretária.

Fonte: Parlamento PB