Pessoas que têm passado na orla da praia de Cabo Braco, em João Pessoa, têm encontrado caravelas em boa parte da extensão da areia nos últimos dias. É que nessa época do ano é comum que elas apareçam em função de condições climáticas, de acordo com especialistas. O alerta é para os cuidados com a saúde, pois as caravelas são animais venenosos cujos tentáculos provocam queimaduras e podem ser graves para quem é alérgico, principalmente.
Na noite dessa segunda-feira (12), os animais foram vistos na orla de Cabo Branco e o aparecimento deles se deve ao “aquecimento das águas e também mudança de correntes e ventos empurra elas [as caravelas] para costa”, como explicou a bióloga e ambientalista Rita Mascarenhas.
Ainda de acordo com Rita Mascarenhas, é preciso ser observado se esses animais estão aparecendo em grandes quantidades para entender melhor qual o fenômeno que está acontecendo e evitar que o aparecimento delas coloque em risco a saúde das pessoas. “O problema é que as caravelas liberam toxinas que causam queimaduras na pele”, alertou a bióloga, acrescentando que ao ter contato com o animal é preciso buscar ajuda de um salva-vidas para que sejam adotados os procedimentos necessários.
Já em janeiro desse ano, uma grande quantidade de águas-vivas foram encontradas na praia do Cabo Branco e na Ponta do Seixas, em João Pessoa, além da praia de Intermares, em Cabedelo, também por conta das condições climáticas que favoreciam a reprodução dos animais.
Fonte: G1 PB
Créditos: G1 PB