Campanha de vacinação

Campina Grande e Cabedelo ampliam grupos de vacinação contra a Covid-19; confira quais e locais de aplicação

As prefeituras de Campina Grande e Cabedelo iniciam nesta terça-feira (1º) a vacinação contra a Covid-19 para novos grupos prioritários. Confira a seguir esses novos públicos e onde essas pessoas podem se vacinar:

Campina Grande

A prefeitura municipal começa a vacinar hoje pessoas com deficiente a partir de 55 anos de idade. Além deles, está sendo retomado a imunização dos profissionais de saúde e segue com a vacinação das pessoas em situação de rua, estagiários de saúde e pessoas retardatárias de grupos prioritários anteriores.

A vacinação de pessoas com deficiência acontece das 9h às 14h, nas faculdades Unifacisa e Uninassau. Para se vacinar, no entanto, é preciso fazer cadastro e agendamento no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br, apresentar laudo comprobatório da deficiência, documento de identificação pessoal e o cartão do SUS.

Já a imunização de profissionais de saúde que ainda não receberam a 1ª dose acontece no ginásio do Sesi, também das 9h às 14h. É necessário fazer o agendamento pelo site e apresentar, no momento da vacinação, documento que comprove o vínculo com o serviço de saúde. Os estagiários de saúde podem ser imunizados nas próprias instituições de ensino.

Os outros grupos que já têm direito à vacina e que ainda não foram imunizados podem se dirigir às igrejas Verbo e Vida e Presbiteriana, ambas localizadas na Avenida Floriano Peixoto, também das 9h às 14h. Fazem parte deste público as pessoas com comorbidades, autistas, deficientes que recebem o BPC, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com Síndrome de Down ou Paralisia Cerebral e idosos.

Equipes de imunização da prefeitura realizam buscas em toda a cidade para encontrar e imunizar as pessoas em situação de rua.

Cabedelo

Em Cabedelo, a vacinação será ampliada nesta terça-feira para profissionais da educação que atuam no Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A imunização desse público acontece no Cabedelo Clube, das 8h às 14h, e na Farmácia Pague Menos, das 9h às 14h. Profissionais da educação dos ensinos Infantil, Fundamental I e Fundamental II também podem se vacinar.

Tanto profissionais da rede pública quanto da privada podem se vacinar nessa etapa, desde que atuem em Cabedelo. Para isso, é exigido que apresentem, além da documentação pessoal, contracheque atual e declaração da instituição de ensino onde trabalho, contendo a função e especificando se trabalha no Ensino Infantil ou Fundamental.

A campanha de vacinação segue para outros grupos já convocados anteriormente, como pessoas acima de 60 anos, adultos com deficiência permanente, pessoas com Síndrome de Down ou TEA, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde, adultos com comorbidades e grávidas e puérperas com comorbidades.

Para se vacinarem é preciso apresentarem documentos pessoais de identificação e cartão do SUS. No caso das comorbidades, um laudo médico e receita que comprovem a doença. Já para deficientes, é preciso comprovar a inscrição no BPC. Profissionais de saúde precisam levar a carteira do Conselho e comprovar que atuam em algum serviço de saúde e os profissionais da educação precisam apresentar um contracheque atual e declaração da escola onde atua.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba