Homenagem

Câmara de Cajazeiras aprova medalha de honra ao mérito ao jornalista Gutemberg Cardoso

O parlamentar justificou que a homenagem ao jornalista Gutemberg Cardoso é "um reconhecimento ao jornalista, que é filho de Cajazeiras. contribuição cultural e jornalística de Gutemberg ao povo cajazeirense, paraibano e brasileiro”.

Foto: Gutemberg Cardoso em seu programa de rádio, Arapuan Verdade

A Câmara Municipal de Cajazeiras aprovou a entrega de uma medalha de Honra ao Mérito Legislativo ao jornalista Gutemberg Cardoso, diretor do portal Polêmica Paraíba.   A honraria foi proposta pelo vereador Rivelino Martins (PSB).

O parlamentar justificou que a homenagem ao jornalista Gutemberg Cardoso é “um reconhecimento ao jornalista, que é filho de Cajazeiras”, e ressaltou a “contribuição cultural e jornalística de Gutemberg ao povo cajazeirense, paraibano e brasileiro”.

A data da entrega da medalha ainda será definida.

Resumo biográfico

Gutemberg Carsoso nasceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de outubro de 1956. É filho da senhora Joana Cardoso de Oliveira, mulher dedicada e corajosa, a quem Gutemberg faz questão de enaltecer e deixar visível seu orgulho e amor por ela. Gutemberg é Pai de Alana, Nuarah, Mafrah, Ana Carolina (in memoriam), Ana Gabriela Pedro Tiago Sophia e Valentina. E irmão de Amazonina Cardoso e do também teatrólogo Agnaldo Cardoso.

Gutemberg Cardoso foi um garoto “arteiro e perspicaz.” É assim que se referem a ele algumas pessoas mais idosas da cidade que o conheceu durante sua infância. Era um garoto que já trazia enraizado na sua essência o que queria ser e fazer quando fosse um adulto. Não tinha dúvidas que sua paixão era à rádio, e seu maior sonho era ser locutor.

No ano de 1964 foi inaugurada a Rádio Difusora de Cajazeiras, um empreendimento que já existia, mas como um serviço de autofalante que encantava o então garoto Gutemberg. Tao grande era seu sonho e maior ainda sua força de vontade, que ainda muito garoto foi trabalhar na Rádio Difusora e não titubeou em começar como Office boy e depois servindo café.

Pouco tempo depois, seu amigo Nonato Guedes o convidou para trabalha na Rádio Alto Piranhas, o que foi de grande valia, pois lá ele conseguia compartilhar seus conhecimentos e ideais politico partidários e
ainda, alcançar um lugar de grande destaque na radiofonia paraibana como jornalista e locutor.

No ano de 2001, depois de uma trajetória de muito sucesso no seu amado sertão, Gutemberg resolveu aceitar um convite que já o rondava há muito tempo e foi morar na Capital João Pessoa, levando na bagagem muito conhecimento e a vontade de construir um novo cenário para o jornalismo da capital. E como era de se
esperar, aconteceu. Gutemberg chegou para somar iniciando seus trabalhos jornalísticos no Sistema Correios de rádio e TV onde fez grandes amizades que perduram até hoje. Após se desmembrar do Sistema Correio de Comunicação, passou a desempenhar suas atividades radiofônicas em outros canais. E Trabalhou TV Master, na TV e rádio cabo branco, na radio Tabajara. E hoje trabalha na rádio Arapuã de João Pessoa na qual faz um programa de notícias com audiência privilegiada não só na Paraíba, mas, em todo território brasileiro.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba