Em setembro, produtores da Paraíba estarão expandindo seus negócios no mercado europeu
A Câmara de Comércio Brasil-Portugal da Paraíba (CBP-PB) realizou a primeira reunião com integrantes da Associação dos Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA), para debater a representatividade da bebida “genuinamente brasileira” no mercado nacional e internacional. O encontro ocorreu na última sexta-feira (28), na Casa Fiep, Orla de Cabo Branco, em João Pessoa.
De acordo com o presidente da Câmara, foram apresentadas diversas ações de promoção da cachaça no comércio exterior, a exemplo do Brasil Cachaça Festival 2023 que irá acontecer nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, Portugal. “Foi um encontro importante para demonstrarmos a oportunidade de buscar novos mercados como também a abertura de espaço em Portugal para inserirmos as cachaças paraibanas no mercado interno português, sendo a porta de entrada para a União Europeia. Nossas ações contam com a parceria do governo do estado que disponibilizará stands para demonstração dos produtos”, destacou Thyago Colaço.
O encontro abordou questões legislativas, tributárias que são necessárias para a comercialização das cachaças paraibanas em terras lusitanas. Além de outras ações que a Câmara de Comércio Brasil-Portugal da Paraíba estará realizando para levar o maior número de produtores paraibanos para participação no festival internacional.
Para o presidente da APCA, Thiago Baracho, esse encontro foi primordial para alinhar o interesse dos produtores em levar seus produtos para a Europa. “A Câmara de Comércio está fazendo uma ponte importante, para que a gente possa estar na feira em setembro. Portugal será a porta de entrada para nossos produtos. Sobretudo, para expandir nosso mercado, fazendo com que o público europeu conheça o que a gente tem de melhor na Paraíba”, comentou o proprietário da cachaça Triunfo.
A representante da cachaça Turmalina da Serra ressaltou que essa iniciativa é uma excelente oportunidade para mostrar a qualidade e potencialidade das cachaças da Paraíba ao mundo. “Com certeza vamos participar dessa feira! O mundo precisa conhecer nosso potencial nesse segmento e estaremos mostrando aos europeus o que temos de melhor”, afirmou Juliana Miranda.
Também estiveram na reunião os produtores de cachaça: Fernando Peratto (Princesa do Brejo), Aurélio Júnior (Cachaça Matuta), Rodrigo Azevedo (Aroma da Serra) e o senhor Joaquim da Cachaça Saboeiro. Além da vice-presidente da Câmara Brasil-Portugal, Iracema Almeida e Arlan Rodrigues, diretor financeiro da CBP-PB, a organizadora do Seminário da Cachaça da Paraíba, Fernanda Melo e presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba