A cidade de Cajazeiras comemora, hoje, o aniversário de um dos seus maiores benfeitores: o empresário José Cavalcanti da Silva, fundador e líder do grupo Cavalcanti & Primo que completa 90 anos de uma vida dedicada ao progresso da sua cidade natal. O evento será realizado na fazenda Campo Alegre, nos arredores da cidade sertaneja, em meio a uma grande festa que reunirá pessoas de diferentes lugares da Paraíba e de outros Estados. Na ocasião será lançado o livro biográfico “O Homem, o Trabalho e a Dignidade”, escrito pelos professores Francelino Soares e Miriam Cavalcanti Andriola, irmã do biografado.
Impressa na Halley Gráfica e Editora, do empresário João Claudino Fernandes, amigo de José Cavalcanti, a obra faz um resgate da vida familiar e empresarial do aniversariante, desde a sua infância no sítio Tabuleiro até os dias atuais como presidente de suas empresas e negócios agropecuários. José Cavalcanti é também proprietário da Difusora Rádio Cajazeiras, emissora pioneira na região e líder de audiência em todo o alto sertão. O colunista Abelardo Jurema, do “Correio da Paraíba”, que irá prestigiar as homenagens, afirma hoje em seu espaço: “Com a disposição e a saúde que Deus lhe deu, o empresário José Cavalcanti continua firme à frente dos seus negócios, todos eles vinculados ao comércio de veículos, mantendo concessionárias tanto da linha Ford, automóveis e caminhões, como das motos Honda em diversos municípios paraibanos”.
No livro “Cajazeirenses e Cajazeirados”, escrito em colaboração com Delmira Pires e Agnaldo Rolim, a jornalista Lúcia Rolim (atualmente radicada em Brasília) informa que José Cavalcanti nasceu no dia 12 de setembro de 1929 em Cajazeiras, filho de Manoel Cavalcanti da Silva e Maria Leite Cavalcanti. É neto de Teodolino Cavalcanti da Silva e Maria Leite Cavalcanti (avós paternos) e de José Avelino Leite e Maria Leite (avós maternos). Iniciou os estudos na escola particular Professor Paulo Martins, no sítio Patamuté, em Cajazeiras, depois ingressou no Colégio Salesiano Padre Rolim, onde cursou o ginasial. Iniciou seus empreendimentos com uma mercearia, situada na rua Coronel Guimarães, em 1951. Proprietário e motorista de um carro de praça (táxi), em 1952, passou ao comércio paralelo de compra e venda de veículos em sociedade com seu primo Deusimar Cavalcanti. Tornou-se revendedor autorizado da Willys Overland S.A. em Cajazeiras, em 1958, quando foi criada a firma Cavalcanti & Primo, revendedora da linha Ford Brasil S/A desde 1970; revendedor autorizado da linha Honda em Cajazeiras desde 1982, revendedor autorizado da linha Ford em João Pessoa desde outubro de 1994, quando adquiriu a firma Jota Pinto. Em junho de 1999 a firma Cavalcanti & Primo adquiriu a concessionária Ford Crasa Veículos Ltda, com uma revenda na BR-230 e outra na BR 101.
José Cavalcanti também atua no setor agropecuário nos Estados da Paraíba, Ceará e Maranhão, sendo colecionador de gado das raças Nelore e indu Brasil. Diretor-presidente da Difusora Rádio Cajazeiras e da rádio Patamuté FM, é membro acionista da Associação Brasileira de Zebu, integrante da Associação dos Criadores de Indu Brasil (Uberaba-MG), integrante da Associação Comercial de Cajazeiras, Associação Comercial de João Pessoa e membro do Rotary Clube de Cajazeiras. Um dos 100 maiores contribuintes do Estado da Paraíba, vem sendo distinguido com vários títulos e comendas. É casado com Ildinete Queiroga Cavalcanti, pais de três filhos. Fã de Roberto Carlos, Ângela Maria e Fernanda Montenegro, considera João Claudino um homem para ser imitado, considera o grande índice de analfabetismo o flagelo do Brasil e, indagado sobre o que não faria de jeito nenhum, respondeu: “ser desonesto”.
Fonte: Os Guedes
Créditos: Lenilson Guedes