Cabedelo recebeu, nesta quinta-feira (17), a premiação referente à etapa estadual da II edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, criado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.
A cidade concorreu na categoria de municípios com população entre 30 e 100 mil pessoas e foi agraciada com o primeiro lugar nos pilares “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”; e “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”.
O município ainda ficou com a segunda colocação nos pilares de “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”; e “Sustentabilidade”, se destacando como finalista no “Prêmio IGMA Geral – Cidade Excelente”.
O Prêmio Band Cidades Excelentes busca incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública.
A premiação da etapa estadual, que aconteceu no Holanda’s Prime Shopping Residence, no bairro de Tambaú, em João Pessoa, contou com a presença do prefeito Vitor Hugo, que falou da alegria pelo reconhecimento do prêmio.
“Estamos muito felizes e lisonjeados, pois conseguimos ter destaque nos 6 pilares da premiação e ser finalista em 4 deles. Ano passado ficamos na primeira colocação geral e, nesta edição, continuamos no pódio! Isso tudo é muito importante para a nossa cidade, pois demonstra que temos trabalhado muito em diversos aspectos e áreas, atestando competência, transparência e dinamismo nas ações de nossa gestão municipal. Estamos no caminho certo e, por isso, parabenizamos toda a equipe de funcionários e secretários que tem sem dedicado diuturnamente para continuar construindo a melhor cidade do estado da Paraíba”, destacou o prefeito Vitor Hugo.
Referência – O primeiro lugar no pilar de “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” atesta que Cabedelo é referência na área de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, na qual são avaliados indicadores de menor percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investimento, investimento per capita, resultado fiscal, índice de transparência, aderência ao plano de contas, etc.
Já o primeiro lugar no pilar de “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” confere a referência de Cabedelo nos indicadores de PIB per capita, índice de renda domiciliar per capita, índice de jovens de 25 anos com ensino médio, índice de pessoas com mais de 25 anos com ensino superior, menor índice percentual de vulnerabilidade social na população, maior índice percentual da população economicamente ativa empregada, menor taxa de homicídio, menor taxa de homicídio por armas de fogo, menor índice de mortes no trânsito, etc.
Na área de “Infraestrutura e Mobilidade Urbana” Cabedelo ficou com 2° lugar devido ao destaque nos índices de condições ambientais urbanas e habitacionais, serviços coletivos urbanos e abastecimento de recursos naturais.
Por fim, a cidade portuária também foi segunda colocada no pilar de “Sustentabilidade”, na qual se destacam as ações e os indicadores de tratamento de esgoto, coleta seletiva de lixo urbano, impacto ambiental, recuperação de materiais recicláveis, dentre outros.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba