O crescente número de notícias falsas circulando nas redes sociais nos faz um alerta para tomarmos cuidado com aquilo que compartilhamos como sendo notícia. Recentemente um grande número de inverdades ganhou repercussão na Paraíba a partir da internet. Mesmo representantes da classe jornalística não passaram ilesos a essa onda de “hoax”, termo utilizado na internet para descrever notícias falsas que se espalham rapidamente.
Desde a última semana algumas notícias tem se espalhado rapidamente na internet chamando a atenção de vários leitores e preocupando vários deles com o conteúdo do material que era compartilhado. Apenas durante este mês de julho foram compartilhados através do Facebook e grupos de Whatsapp postagens que alertavam sobre fortes chuvas que seriam as maiores a atingir a cidade de João Pessoa nos últimos 50 anos. Em seguida foi compartilhado um vídeo gravado na Austrália que era compartilhado como se mostrasse um crocodilo de águas salgadas nadando nas praias da Capital.
O caso mais recente de hoax que repercutiu na cidade foi uma montagem onde aparentemente teria surgido uma grande cratera no asfalto em torno do parque da lagoa. A imagem chegou a ser compartilhada por representantes do jornalismo paraibano, o jornalista Tião Lucena e o comunicador Emerson Machado. A imagem que após algum tempo foi comprovada como uma montagem tratava-se na realidade da foto de um buraco em uma avenida na cidade de São Paulo.
Os acontecimentos recentes reforçam a necessidade de se verificar a veracidade dos fatos que surgiu com a internet e a facilidade do compartilhamento de notícias nas redes sociais.
Fonte: Polêmica Paraíba