imbróglios

BRIGA NA JUSTIÇA: conheça os imóveis históricos de João Pessoa envolvidos em batalha judicial 

Algo que se destaca em João Pessoa, são os prédios históricos ou as construções que de alguma forma representam ou trazem em suas características pistas sobre a história da cidade e de seus habitantes, despertando o interesse e a procura por mais informações sobre o lugar.

Algo que se destaca em João Pessoa, são os prédios históricos ou as construções que de alguma forma representam ou trazem em suas características pistas sobre a história da cidade e de seus habitantes, despertando o interesse e a procura por mais informações sobre o lugar.

Alguns imóveis históricos de João Pessoa estão envolvidos em alguma briga judicial, o Polêmica Paraíba trouxe dois casos que estão em destaque nos últimos meses, o antigo Hotel Tambaú e o Jangada Clube.

Hotel Tambaú

Fundado na década de 1970. Seu formato arredondado sempre chamou a atenção de quem passava por ele e o hotel se tornou um dos símbolos e cartões postais da cidade. Com piscinas, sauna, salão de jogos, sala de redes, quadra de tênis, restaurante, bares, salões de convenções, e um amplo auditório com capacidade para 522 pessoas.

Em dezembro de 2007 foi lançado um documentário sobre o hotel: “Hotel Tambaú – fragmentos de uma história“, que conta a história da obra paraibana a partir da memória de pessoas que viveram esse momento significativo. A produção é da comunicóloga gaúcha Denise Lemos, que mora na Paraíba desde 2001.

Após mais de 40 anos de história, um dos maiores cartões postais da Paraíba começou a viver  um momento difícil. O Hotel Tambaú foi a leilão para o pagamento de dívidas da massa falida da rede de hotéis da qual o Tambaú faz parte, que originalmente pertencia ao grupo Varig.

Em junho de 2022, a novela jurídica que envolvia o cartão postal teve mais um capítulo, depois de uma intensa batalha jurídica e econômica contra o poderoso grupo GASPAR do Rio Grande do Norte, que durou cerca de dois anos, o advogado e empresário paraibano Rui Galdino (Grupo GALDINO), basicamente sozinho, venceu todos os recursos jurídicos por unanimidade perante o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e consolidou-se como o verdadeiro arrematante do Hotel Tambaú.

Com a liquidação do valor da arrematação, haverá a burocracia para transmissão da propriedade e consequentemente o incluindo-as obras para reinstalação do maior ícone do turismo paraibano.

Jangada Clube

A sociedade paraibana se encontrava em tradicionais clubes como uma espécie de ostentação e também uma forma de reconhecimento social pertencer a um, o Jangada Clube era um desses.

Em outubro de 2021, mais de 50 sócios do então Jangada Clube, localizado no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa,  ingressaram no Tribunal de Justiça da Paraíba, com ação de nº 0839654-46.2021.8.15.2, que tramita na 6ª Vara Cível da Capital, alegando que o clube teria sido irregularmente negociado, demolido e destinado à construção civil.

No mesmo período o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, do Tribunal de Justiça da Paraíba, suspendeu o prosseguimento de qualquer tipo de negociação envolvendo a venda ou alienação do imóvel/patrimônio pertencente ao clube.

Hoje, mais de um anos após a ação processo se encontra sem conclusão aguardando o retorno do recesso judicial para o desfecho final.

 

 

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba