O balanço Povos Indígenas e Covid-19, divulgado pelo Observatório Antropológico do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPB, aponta que pelo menos 251 indígenas testaram positivo para o novo coronavírus. Conforme boletim divulgado na quarta-feira (15), são 243 casos de Covid-19 em pessoas do povo Potiguara, sete casos entre o povo Tabajara e um caso no povo Warao. Três óbitos foram registrados, sendo 2 entre os Potiguara e um entre os Tabajara.
Os dados informados pelo Observatório Antropológico do PPGA são coletados juntos aos boletins informados pelas prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição, também do boletim do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), do Informativo Potiguara Covid-19, da Rede Povos da Terra e Observantropologia da UFPB, além de informações repassadas por lideranças indígenas.
Povo Potiguara
São 243 Potiguara confirmados, sendo 201 nas aldeias e 42 nas áreas urbanas. Além desses existem mais 146 não-indígenas residentes nas aldeias confirmados, a maior parte na aldeia Monte-Mór. Assim, dentro das terras Potiguara são 347 casos confirmados acumulados. Nas aldeias registram-se 65 recuperados.
Foram registradas mortes de dois indígenas, uma mulher Potiguara e um homem Xukuru, e 02 não-indígenas.
Povo Tabajara
São 7 casos de Covid-19 entre os Tabajara. São 10 casos notificados no Conde, com testagem positiva para cinco desses. Existem 3 casos confirmados em João Pessoa e um suspeito. Em Bayeux, existem duas pessoas Tabajara com suspeita da doença. Uma morte foi registrado entre os Tabajara no Conde, o de uma senhora idosa, identificado após o falecimento da vítima.
Os casos suspeitos mais antigos encontram-se recuperados, sem que tenham sido testados. Segundo o Observatório, existe grande dificuldade em confirmar os casos entre os Tabajara.
Povo Warao
São 69 casos de Warao que tiveram confirmação clínica, sendo 68 em João Pessoa e um em Campina Grande. Todos os 68 casos da capital estão recuperados.
Fonte: G1
Créditos: G1