A recém-nascida que foi abandonada em uma calçada, no bairro do Varadouro, em João Pessoa, na segunda-feira (23), deve receber alta da Maternidade Cândida Vargas nesta quinta-feira (26) e seguirá para um abrigo da capital, onde ficará institucionalizada para adoção. De acordo com o juiz da Vara da Infância, Adhailton Lacet, mesmo que a mãe ou a avó da criança se apresentem, não vai ser possível ficarem com a guarda da criança, que recebeu o nome de Ana Vitória.
De acordo com a delegada Joana Dark, a mãe e a avó da criança ainda não se apresentaram na delegacia. Se não se apresentarem até esta quinta-feira, elas serão intimadas.
A bebê tem aproximadamente cinco dias de nascida, pesa pouco mais 2,6 kg e mede 47 cm. De acordo com a pediatra Juliana Soares, a menina está bem. “Todos os exames até agora deram normais. Ela tá bem clinicamente estável, e a gente propõe alta de hoje para amanhã”.
A mãe biológica da criança ainda não foi identificada ou localizada.
A repercussão do caso da recém-nascida despertou a solidariedade na população. Doações para o enxoval da menina não param de chegar à Maternidade Cândida Vargas. Rosângela Farias, uma das doadoras, falou sobre a importância de atitudes solidárias em momentos de crise.
“A gente vê que nesse período de mudanças, de crises, há uma necessidade muito grande para que as pessoas se voltem para realizar uma tarefa como essa”.
Vídeo mostra momento em que a bebê foi abandonada
Câmeras de segurança registraram o momento em que a recém-nascida foi deixada em calçada. As imagens mostram uma mulher jovem, idade desconhecida, que segura a criança pouco anos de deixá-la da porta de uma casa.
O caso foi registrado por volta de 14h desta segunda-feira (23). A jovem titubeia um pouco, beija a criança, antes de abandoná-la.
Fonte: G1 Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba