mobilidade

Batinga confirma projeto de Terminal de Integração no Valentina e aposta alto em relação a Cartaxo

Carlos Batinga, secretário da Mobilidade Urbana de João Pessoa, foi o entrevistado dessa segunda (03) no Master News. O secretário comentou sobre projetos para a cidade e apostou alto na vitória de Luciano Cartaxo em 2018.

O secretário diz que atualmente a lei da mobilidade brasileira tem como prioridade o transporte coletivo: “Não existe em nenhum lugar do mundo solução de mobilidade baseado em carro e moto”. O secretário diz que a prioridade é o investimento em calçadas e ciclovias. Ele alerta para o atual estado de caos e diz que a cidade não suporta mais carros nas ruas.

A necessidade de pensar as soluções para a longo prazo são exemplificadas com o metrô de São Paulo. Batinga revela que o metrô de São Paulo começou a ser construído em 1978 e até o momento continua se expandindo, revelando assim uma crescente necessidade de planejamento.

Humanização da cidade 

Segundo ele as ruas do centro da capital para a recuperação das cidades. um sintoma disso é a diminuição das calçadas para abrir caminho para os carro: “Hoje temos calçadas de 1,20 com um poste no meio, até para caminhar é difícil, imagine para quem é cadeirante”.

Terminal de Integração no Valentina

Para Batinga o crescimento da Zona Sul é motivo para a criação de um Terminal de Integração. O crescimento da região e a criação de comunidades e condomínios na área, criou também uma dificuldade em atendimento de transporte coletivo. O terminal tem previsão de ficar próximo da Perimetral Sul. Batinga é decisivo: “ou a gente faz um terminal de integração naquela área, ou não vai resolver”.

Cartaxo Governador

Batinga se mostra otimista com a possibilidade do prefeito Luciano Cartaxo concorrer a uma vaga no Palácio da Redenção. “Uma situação muito boa. Hoje quando você analisa as opções da oposição, o nome de Cartaxo é o melhor. Se a oposição continuar coesa, será uma vitória relativamente fácil”, aposta o secretário.

 

Fonte: Polêmica Paraíba