O encerramento das atividades no Fórum Criminal da Comarca de João Pessoa, referente ao ano de 2018, ocorreu, na tarde dessa quarta-feira (19), com show da Banda RPG – Resgatados Pela Graça, formada por nove reeducandos do Presídio Geraldo Beltrão, desta Capital. A apresentação foi prestigiada pelo diretor do Fórum, juiz Adilson Fabrício, magistrados e servidores da unidade judiciária.
O espetáculo contou, também, com grande público, formado por promotores de Justiça, advogados, e demais pessoas que, na hora do evento, transitavam pelo local. Os músicos estrearam no palco com um repertório eclético, indo do Gospel à Música Popular Brasileira, agradando a todos os gostos.
Foi a primeira apresentação da Banda RPG, formada dentro do Projeto de Educação Musical nas Unidades Prisionais. A iniciativa é resultado de parceria entre a Vara das Execuções Penais, que tem à frente os juízes Carlos Neves e Andréa Arcoverde; o Juizado Especial Criminal, com o juiz Hermance Gomes Pereira; e o Conselho da Comunidade de João Pessoa.
“Este projeto é pioneiro na Paraíba. Visa formar musicistas, cantores e operadores de som dentro da população carcerária, com os objetivos de resgatar a autoestima, ensinar uma profissão, praticar a disciplina necessária ao domínio de um instrumento musical”, informou o juiz Hermance Pereira.
De acordo com o magistrado, as aulas de música e execução instrumental são ministradas, semanalmente, pelo professor Alberto Tavares, nos presídios Geraldo Beltrão e Júlia Maranhão (feminino). O projeto conta, ainda, com o apoio da Direção das respectivas casas de detenção, que se responsabilizam pela estrutura da sala de aula, transporte e escolta dos reeducandos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Dicom com informações do juiz Hermance Gomes