A categoria lotou o auditório do Sindicato e participou ativamente dos debates sobre os desafios da categoria ante as transformações tecnológicas e a resistência à reforma da Previdência, na primeira campanha dos bancários no governo ultraliberal de Jair Bolsonaro.
As palestras de alto nível, seguidas de debates com a plenária, foram proferidas por: Gustavo Machado Cavarzan, técnico do Dieese – SP que palestrou sobre Macrossetor Serviços e Ramo Financeiro – Diagnósticos e Desafios; Moisés Marques, professor da Faculdade 28 de Agosto, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que avaliou as mudanças estruturais no mercado de trabalho bancário e os desafios dos sindicatos no novo contexto; Edson Franco, professor da UFPB, que discorreu sobre a reforma da Previdência e os malefícios da PEC 06/2019.
Após as palestras e seus respectivos debates, os bancários se reuniram por segmento para eleição dos delegados e discussão das questões específicas a serem levadas aos fóruns regional e nacionais de deliberação da categoria profissional.
O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves, avaliou como muito positivo o evento, tanto pela quantidade de bancárias e bancários, quanto pelo nível das palestras e dos debates. “É gratificante vermos o nosso auditório lotado, em pleno sábado ensolarado, com a categoria atenta às discussões sobre os desafios a serem enfrentados na primeira campanha sob o regime ultraliberal de Bolsonaro e participando ativamente da análise da conjuntura em que vai se desenvolver a nossa luta, principalmente na resistência à aprovação da reforma da Previdência”, concluiu.
O Encontro Estadual foi encerrado com um almoço de confraternização e música ambiente, no Espaço Cultural Marcos Lucena, na sede da Entidade.