
Devido à pandemia do novo Coronavírus, o banco de sangue do Hemocentro da Paraíba inicialmente sofreu uma redução de 70%, de acordo com a diretora geral Shirlene Gadelha.
A doação de sangue é vista como um ato de solidariedade e amor ao próximo, mas, após a necessidade do isolamento social a população se mostra apreensiva em manter as doações.Por isso, o mês do Junho Vermelho que é o mês de conscientização da importância de doação de sangue, vem sendo intensificado com campanhas nesse momento de pandemia.
Segundo Shirlene Gadelha, a atual situação é preocupante, pois, a distribuição é feita para toda rede hospitalar particular e pública.
Desde o início do isolamento social até agora, a demanda teve um pequeno aumento e hoje a redução no banco de sangue chega a 50%. A necessidade diária para manter o estoque confortável no Hemocentro da Paraíba é de 180 a 200 doações por dia, e neste momento as doações feitas são de 80 a 100.
O policial militar Thomás Lucas, que é doador de sangue há sete anos, inicialmente começou a doar sangue para ter um reconhecimento e/ou promoção dentro do quartel, mas, hoje entende que a doação de sangue vai além. “Doação de sangue é um ato solidário. É se por no lugar quem precisa de ajuda. É um ato simples e não custa nada”, disse.
Thomás faz doação de sangue em média a cada quatro meses. Já doou uma vez após o início da pandemia, e não pretende parar. “Fiz doação uma vez desde o começo do isolamento social. O Hemocentro vem tomando as medidas de prevenção promovidas pela OMS, e tudo correu tranquilo, como de costume”, finalizou.
DOAÇÃO DE PLASMA CONVALESCENTE
Para ser um doador de plasma convalescente a pessoa precisa:
- Ter contraído a Covid-19, não precisou ser hospitalizado e apresentou sintomas leves. Fez exame que comprovou a doença;
- Ter 30 dias de curado e totalmente assintomático;
- Idade: homens entre 18 e 65 anos e mulheres que nunca engravidaram.
CAMPANHA DE DOAÇÃO
Hemocentro da Paraíba tem feito diversas campanhas e caravanas com empresas, condomínios, igrejas e forças armadas. Além disso o Hemocentro utiliza as redes sociais para divulgar campanhas e incentivar as doações.
O Instagram da instituição é o @hemocentrojoaopessoa
O Botafogo da Paraíba, sensibilizado com o momento da pandemia, firmou no dia 03 de junho, uma parceria com o Hemocentro de João Pessoa com o objetivo de atrair o maior número de doadores e contribuir para que vidas sejam salvas.
O clube lançou a campanha ‘Belo de Coração’ para incentivar a doação de plasma de pessoas recuperadas da Covid-19 no Estado.
O clube divulgou vídeo em suas redes sociais com o jogador Léo Moura. O atleta pediu a participação daqueles que atendem aos requisitos para que façam a sua doação.
CRITÉRIOS
Para ser um doador de sangue a pessoa deve:
- Ter entre 16 e 69 anos. Quem tem 16 e 17 anos precisa estar acompanhado com o responsável legal (pai ou mãe). O limite para a primeira doação é até 60 anos;
- Pesar acima de 50 Kg;
- Gozar de boa saúde;
- Estar bem alimentado. Evitar comidas gordurosas. Após o almoço esperar 3h;
- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h, nem fumar 2h antes da doação;
- Dormir bem na noite anterior a doação (6 horas).
AGENDAMENTO PARA DOAÇÃO
O agendamento para a doação pode ser feita através do número disponibilizado pelo Hemocentro:
WhatsApp 3133-3473
Fonte: Adriany Santos
Créditos: Polêmica Paraíba