Fonte: O blog de Piancó
Créditos: O blog de Piancó
nova diretoria
Associação dos Municípios do Vale do Piancó tem pedidos para deliberar sobre o Censo Demográfico do IBGE e Centro de Hemodiálise
Um dos pleitos para essa nova Diretoria, diz respeito ao Censo do IBGE que estimou a população em muitos municípios do Vale, menor, e prefeitos esperam perder milhões em repasses da União e prometem ir à Justiça.
Na última sexta-feira (06), o prefeito de São de Caiana, Manoel Moleque (PL), foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Vale do Piancó (AMVAP). O vice ficou com o prefeito de Serra Grande, Vicente Neto (PL).
Estiveram presentes os prefeitos de Aguiar, Boa Ventura, Emas, Igaracy, Itaporanga, Olho D’água, Pedra Branca, Santana dos Garrotes, Santana de Mangueira, Santa Inês, São José de Caiana, Serra Grande e o representante de Piancó.
Um dos pleitos para essa nova Diretoria, diz respeito ao Censo do IBGE que estimou a população em muitos municípios do Vale, menor, e prefeitos esperam perder milhões em repasses da União e prometem ir à Justiça.
Poderia ser apenas uma discordância entre visões técnicas distintas, mas a contagem populacional tem consequências práticas. Isso porque municípios que perdem população passam a receber menos dinheiro do governo federal. Ao fim de todos os anos, por obrigação legal, o IBGE encaminha ao TCU (Tribunal de Contas da União) a relação da população de cada um dos municípios brasileiros. Os dados são usados para calcular as quotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano seguinte.
Outra pauta da reunião, diz respeito a construção de um Centro de Hemodiálise para a região do Vale do Piancó.
No dia 19 de outubro de 2021, o governador João Azevêdo (PSB) – ainda em seu primeiro mandato -, anunciou que beneficiaria a região do Vale do Piancó, durante o programa “Fala, Governador”, com o Centro de Hemodiálise e já havia se reunido com todos os prefeitos do Vale, e analisaria a cidade que sediará o serviço, que naquele momento, ainda não havia sido escolhida.
Cabe agora a nova diretoria da AMVAP intensificar o pedido junto ao governador, reeleito para um segundo mandato frente ao Estado da Paraíba.