O governador João Azevêdo (Cidadania) lançou, neste segunda-feira (12), o Integra Educação PB, um programa que tem como o objetivo alfabetizar 100% das crianças paraibanas na idade adequada, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino.
O programa contará com auxílio aos 223 municípios, oferecendo sistemas e implantando escolas de tempo integral nas cidades paraibanas. Segundo a gestão estadual, a intenção, com o projeto, é tornar a Paraíba como o estado com o maior número, proporcionalmente, de escolas de tempo integral do Brasil.
Todos os convênios assinados com os municípios terão metas de aprendizagem e de ensino. Cumprindo essas metas, a expectativa é de que 100% das crianças estejam alfabetizadas na idade certa.
Outra meta do programa é reduzir a evasão escolar na rede pública de ensino. A meta do governo do estado é reduzir para 1% a taxa de abandono escolar.
O Integra Educação PB terá 12 mil professores integrados e deverá beneficiar cerca de 200 mil estudantes dos níveis infantil e fundamental.
Entre as ações, haverá a criação de um sistema online de gestão dos dados escolares (para preenchimento das cadernetas, por exemplo); um programa de formação continuada em gestão pedagógica, gestão escolar e protagonismo infanto-juvenil para todos os professores; e a criação de um Painel de Alfabetização da Paraíba.
Durante o evento, foi anunciado também a criação de 25 novas escolas, 36 escolas com obras de ampliação e reforma, 28 novos ginásios e 9 conjuntos de laboratórios nas escolas.
Confira o anúncio na íntegra:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba