No início, o rádio no Brasil era pura diversão e entretenimento. Tudo começou como uma brincadeira entre jovens e pessoas influentes da alta sociedade brasileira. Em encontros em casas ou clubes, eles compartilhavam suas coleções de discos nas vitrolas para que todos pudessem ouvir. A seriedade e profissionalismo surgiram em 1923, quando Edgar Roquete-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
O antropólogo e educador percebeu o potencial educacional do meio e contribuiu para a disseminação da radiodifusão no país. Nas primeiras transmissões, as vozes masculinas eram proeminentes, mas a presença da voz feminina já indicava que o espaço também seria ocupado por elas. Maria Beatriz Roquette-Pinto, filha do “pai do rádio”, foi uma das primeiras mulheres a se destacar nas transmissões da PRA-2.
Passados os anos, o formato das rádios e o papel da mulher na sociedade começaram a ganhar novas configurações. Na Paraíba, muitas mulheres fizeram história no rádio paraibano desde muito cedo, como mostramos em uma matéria especial do Polêmica Paraíba , após isso, decidimos lembrar de alguns nomes importantes das mulheres que fazem rádio na Paraíba.
Confira algumas dessas mulheres:
Rejane Negreiros é sócia-fundadora do blog Política por elas. A jornalista bastante renomada em João Pessoa já passou por diversos veículos de comunicação, atuando como repórter, editora, apresentadora, entre outros. Na rádio, atualmente estava atuando na Jovem Pan.
Claudia Carvalho é Jornalista e mestra em Jornalismo. Editora do portal Parlamento PB e atualmente apresenta um programa da rádio na 103.3 fm manaíra.
Edileide Vilaça Com 30 anos de atuação no mercado. No currículo, destaca sua atuação como assessora de comunicação no segmento político, e até 2018 esteve na equipe de imprensa da vice-presidência do Senado Federal.
Em abril de 2018, voltou a integrar os quadros do Sistema Correio de Comunicação na Paraíba, dessa vez como Editora-geral da TV CORREIO/RECORD.
Em 2020 até os dias atuais está como Coordenadora e apresentadora da Rádio Câmara FM de João Pessoa onde desenvolve experiências também com a produção do podcast Acervo 88.
Como jornalista e radialista, atuou nos principais veículos de comunicação do Estado, exercendo diversas funções, como por exemplo: Repórter, Coordenação de Produção, Apresentadora/Entrevistadora, Produtora Executiva, Diretora de imagens, Editora-Chefe: TV Tambaú/SBT, rádio e TV Correio/RECORD, rádio e TV Arapuan/REDE VIDA, TV Cidade João Pessoa, âncora na Rádio Tabajara FM e apresentadora da rádio CBN João Pessoa. Também foi repórter correspondente da TV Justiça de Brasília e integrou a equipe da Ativaweb (TV pela internet). Hoje, Edileide apresenta ao lado de Caca Barbosa o programa Band News FM.
Verônica Guerra, Jornalista, atuante em diversos veículos e atualmente é Gerente de Conteúdo da Câmara Municipal de João Pessoa.
Beth Menezes, apresentadora do Jornal Estadual, Beth Menezes é uma jornalista conhecida por seu trabalho na área de comunicação. Ela já atuou em diversos veículos de imprensa, cobrindo uma variedade de temas e eventos. Beth Menezes é reconhecida por sua habilidade em investigar e relatar notícias de forma imparcial e objetiva.
Ivyna Souto, jornalista e radialista, atualmente Ivyna atualmente está como editora e apresentadora do programa Fala Paraíba, que vai ao ar de segunda a sexta, das 11h às 13h. A jornalista concluiu duas graduações, uma em Comunicação Social, uma com habilitação em Rádio e TV, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2010, e outra em Publicidade e Propaganda (na Asper), em 2012.
Estagiou na CBN, mas depois de formada passou por alguns sites de notícias e também pelas rádios FM e AM de João Pessoa. Trabalha na Rádio Tabajara desde janeiro de 2015, onde passou por várias funções.
Adriana Santorely, locutora há mais de 20 anos, começou sua carreira na integração do brejo aos 17 anos, passou por rádios alternativas, depois trabalhou na rural, cultura, constelação de programa terceirizado, Guarabira FM e atualmente trabalha na Correio da Serra FM.
Danny Sato atua na área há 20 anos, iniciando nas rádios alternativas, comunitárias e com pouco tempo foi chamada para trabalhar na Rádio sendo prestadoras de Serviços nas Emissoras afiliadas do sistema correio.
Teve passagem na rádio agreste FM em Nova Cruz, na constelação FM de Guarabira, e hoje pela segunda vez em sua trajetória profissional trabalha nas empresas do grupo João Rafael de comunicação, onde é contratada, na Rádio Rural de Guarabira.
Sandra Macêdo, jornalista, radialista e apresentadora, a comunicadora já passou pelas rádios: Rádio Serrana AM de Araruna (1989), Rádio Constelação FM 92,1 de Guarabira (1990), Rádio Arapuan FM 95,3 (1990), Rádio Transamérica FM 98,3 FM. Iniciou seu trabalho em 1989, na Rádio Serrana AM na cidade de Araruna. Em 1990, foi locutora da Rádio Constelação FM 92,1 – Guarabira FM. No mesmo ano também atuou como locutora/ Operadora da Rádio Arapuan FM 95,3. De 1994 a 1995, foi estagiária do Banco do Brasil/ Agência da Epitácio Pessoa. Entre 1997 e 2007, atuou na apresentação dos programas Correio Veículos, Shopping Imóveis Teixeira de Carvalho, BV TV e realizou matérias diversas para o programa Salto Alto e Tereza Madalena. De 1997 a 2004, foi apresentadora da TV Correio – Rede Record de Televisão. Desde 1990, ela é radialista, locutora e apresentadora do Sistema Correio de Comunicação/Rádio Transamérica FM 98,3 FM/ Rede Correio Sat.
Márcia Cabral, profissional de Comunicação e Marketing é apresentadora e publicitária. Atualmente a comunicadora é locutora gospel na Rede Master.
Jaceline Marques, Nascida em Guarabira, Jaceline começou sua carreira na rádio em sua região, e ganhou destaque em João Pessoa. Hoje, a comunicadora apresenta um programa de rádio no Sistema Correio e se destaca com o seu pulso firme e voz potente no radiojornalismo.
Isabela Villante, a radialista apresenta o programa Show da Manhã, na Rádio Pop FM. Isabela é locutora e operadora de rádio e tem destaque nos canais de comunicação da capital.
Márcia Rejane, atualmente trabalhando na Arapuan Fm em Cajazeiras, Márcia estreou no Campeonato Paraibano de 1998 como repórter de pista e disse que sempre recebeu elogios pela sua voz. Ela estava passeando de bicicleta pela rua quando foi convidada para um teste na Dom Bosco FM.
Márcia trabalhou em rádios como Independência FM, Patamuté FM. Em uma entrevista ao Diário do Sertão, a radialista falou sobre os assédios vividos em um ambiente majoritariamente dominado por homens, que não foi fácil, mas conseguiu respeito através de muito trabalho. Além de radialista, Márcia também atua como mestre de cerimônias.
Linda Carvalho é jornalista, já atuou como assistente de comunicação, editora, apresentadora e repórter. Apresentadora de TV e criadora de conteúdo digital, Linda também apresenta um programa de Rádio no Sistema Correio de Comunicação.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba