Pelo menos 149 cidades da Paraíba já aderiram ao consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos e foi lançada no último dia 01 de março. A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.
Os municípios serão convocados a participar da Assembleia Geral de instalação do Consórcio, na próxima segunda-feira (22), passando a fazer parte do grupo formalmente a partir dessa data. As cidades desejam participar também devem aprovar em suas Câmaras Municipais um projeto projeto de lei autorizando o ingresso no consórcio.
Ainda conforme a entidade, há três alternativas de financiamento para compra das vacinas: repasses de verbas federais, inclusive decorrentes de emendas parlamentares; doações nacionais e internacionais e, eventualmente recursos dos próprios municípios consorciados. As ações para compra serão definidas pela assembleia geral e executadas pelo responsável direto pelo consórcio.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba