boatos

Após suspeitas de Calazar em paciente de Patos, Secretaria de Saúde realiza exames laboratoriais e tem resultado negativo

Depois de boatos divulgados por um site da cidade, de uma criança portadora de Leishmaniose Visceral (calazar), profissionais do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, entre eles, o Secretário Adjunto da Saúde, Wendel Palmeira e o Secretário de Agricultura, João Paulo Lacerda, que é médico veterinário se dirigiram a residência da pessoa citada e iniciaram uma investigação a fim de detectar se a pessoa era realmente portadora da doença.

O Gerente de Vigilância em Saúde, Larrimer Morais, iniciou buscas através do SINAN (Sistema Nacional de Agravos de Notificação) e não encontrou nenhuma notificação da doença na cidade de Patos. Em seguida tentou contato com a denunciante através de um número de celular disponibilizado no site, o qual não pertencia a esta mulher, foi quando toda a equipe foi à casa da senhora e começaram as buscas por sintomas e diagnóstico.

Nesta sexta-feira, (25/08) as equipes o conduziram ao Centro de Especialidades Frei Damião e o Dermatologista Dr. Lívio Egito fez os primeiros exames e clinicamente descartou a possibilidade da doença. Mesmo assim solicitou exames laboratoriais que foram realizados de diversas especialidades e todos deram “negativo” descartando qualquer possibilidade da Leishmaniose Visceral. O Gerente de Vigilância em Saúde, Larrimer Morais tranquiliza a população garantindo um completo e minucioso acompanhamento em todos os casos de doenças contagiosas no município.

Créditos: Codecom Patos