Três das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa registraram, na primeira quinzena de maio, 1.724 atendimentos referentes a pessoas com sintomas de síndrome gripal. O número representa um aumento de 26% (351 casos a mais) se comparado aos primeiros quinze dias de abril, quando foram registrados 1.373 atendimentos nessas unidades.
Os dados são das UPAs do Bancários, Cruz das Armas e Valentina de Figueiredo. Já a UPA Oceania registrou queda no número de atendimentos de pacientes com esses sintomas: de 675 nos primeiros quinze dias de abril para 454 em maio.
Segundo o clínico geral e diretor técnico da UPA Bancários, Ellton Lima, a recente mudança climática com a chegada das chuvas é uma das causas desse aumento no número de atendimentos.
“Temos essa mudança brusca de temperatura como um dos principais fatores para o aparecimento desses casos. Ainda há a aglomeração para se proteger dos temporais, que acaba ocasionando uma circulação maior de vírus”, explicou.
Os números das três upas, nos primeiros quinze dias de abril e primeiros quinze de maio foram respectivamente, 238 e 281 nos Bancários; 897 e 974 em Cruz das Armas; e 238 e 469 no Valentina.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba