Após a chegada de 8.190 doses doses da Pfizer à Paraíba, o processo de imunização deve começar em breve. No entanto, apenas três cidades serão beneficiadas, devido à forma de armazenamento que exige temperaturas baixas, por isso o imunizante só será aplicado nas cidades de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande. Outro motivo é a logística operacional e de distribuição, iniciada na manhã desta terça-feira (04).
A vacina precisa ser armazenada em refrigeradores com temperaturas entre -25°C e -15°C e, no máximo, por 14 dias. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas em até cinco dias. A vacina da Pfizer também exige duas doses, aplicadas com intervalo de 21 dias. O Ministério da Saúde recomendou que a vacina seja destinada para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.
Em João Pessoa, as vacinas da Pfizer ficarão armazenadas na Central de Frios, em Água Fria. Os imunizantes serão destinados ao público de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e ainda não houve divulgação da data de aplicação dessas doses.
Já em Cabedelo, a vacinação com o imunizante terá início no momento em que as doses chegarem na cidade. As vacinas ficarão armazenadas no Centro de Imunização da cidade e serão vacinadas as pessoas do grupo de comorbidades de 45 anos ou mais.
Na cidade de Campina Grande, as vacinas ficarão armazenadas na Central de Imunização, dentro do Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel. Gestantes e puérperas com comorbidades serão vacinadas com o imunizante e a vacinação vai acontecer a partir da quarta-feira (05), das 8h às 12h.
Fonte: G1
Créditos: Polêmica Paraíba