Após 18 anos de comportas serradas, na manhã desta quarta-feira (17), a Agencia Nacional das Águas (ANA) autorizou o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) abrir as jusantes do açude de Engenheiro Ávidos, localizado no município de Cajazeiras (PB), e liberar água para armazenamento no Açude de São Gonçalo, no município de Sousa.
De acordo Francisco José Bernardino (Dr. Pila), membro do comitê de Bacias Piranhas/Açu, as comportas foram abertas com a vazão de 5.200 litros por segundo e pretende levar, pelo leito do Rio Piranhas, durante 11 dias, 5 milhões de metros cúbicos de água para o Açude de São Gonçalo, em Sousa.
O membro do comitê também disse a reportagem do Portal Debate Paraíba que a liberação do precioso líquido faz parte do planejamento prévio realizado pela ANA, juntamente com o Comitê de Bacias, para recompor as perdas ocorridas durante o período de estiagem no manancial de São Gonçalo. “Tudo está sendo feito dentro de um planejamento e caso as chuvas voltem, iremos suspender de forma imediata a liberação”, disse Pila.
Conforme dados divulgados nesta quarta-feira (17) pela AESA – Agencia Estadual das Águas do Governo da Paraíba, o volume atual do Açude de Engenheiro Ávidos é de 120.509.710 metros cúbicos, 41,04% do volume total. Já São Gonçalo apresenta volume atual de 19.339.398 metros cúbicos, 47,65%.
https://www.youtube.com/watch?v=rkOA862bGMQ
Fonte: Debate Paraíba
Créditos: Debate Paraíba