Tendência

Apartamentos compactos: Imóveis de até 25 m² viram aposta para quem quer gastar pouco e são uma saída para suprir rede hoteleira de JP; saiba onde encontrar

A procura por apartamentos compactos tem crescido exponencialmente no país. Segundo pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), as vendas desse tipo de imóvel aumentaram 30% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2021. Na Paraíba, os imóveis de quarto e sala se tornaram uma aposta por dois fatores: para quem procura um bom custo benefício, além de ser uma saída para suprir a rede hoteleira de João Pessoa.

As unidades com essa tipologia são tradicionalmente mais práticas. Quem trabalha com o ramo da construção civil destaca que este tipo de empreendimento tem um bom custo benefício, os preços dos compactos vão de R $120 até R $200 mil. Estes imóveis possuem de 17 a 30 metros quadrados. É possível alugar muitos deles já mobiliados, o que é um ótimo negocio para quem não pretende ou não tem a possibilidade de gastar com móveis para casa.

Carlos Aguiar, da Fibra Construtora, destaca também, “o fato de estarem em alta se dar no momento atual, tendo um aumento do custo da construção, trazendo a elevada de preço m2 na nossa cidade, a forma encontrada foi fazer apartamentos compactos, para distribuir esses custos em mais unidades, dessa forma, você mantém os clientes satisfeitos no mercado mesmo com alta de preços na construção civil. Por isso se vê um aumento considerável de apartamentos compactos sendo ofertados em nossa cidade.”

Os apartamentos tipo flat ou Studio estão localizados sobretudo na Orla da Capital, onde há um alto potencial turístico, além de uma boa localização. Os bairros de Tambaú e Cabo Branco deram o pontapé inicial nas vendas dos compactos, que se estenderam para Manaíra e Bessa. Também se nota o crescimento desse tipo de empreendimento na cidade de Cabedelo.

Ao Polêmica Paraíba, Glauco  Morais, diretor do Creci-PB, destacou que os apartamentos compactos estão localizados nos bairros nobres da grande João Pessoa para suprir também a rede de hotelaria.

“Na Paraíba, os corretores têm observado o aumento pela busca dos compactos nos últimos quatro anos. Essa enxurrada se deu justamente para suprir uma carência grande que João Pessoa tinha com a rede hoteleira, por conta da lei que proíbe espigões na Orla, os compactos passaram a atender os hóspedes de hotéis e gerando um bom retorno financeiro para os clientes.

Empresários da construção civil destacam que os compactos estão sim, em alta, e mesmo quem ainda não trabalha com esse tipo de empreendimento sinaliza que pretende investir, pela alta procura dos clientes, tanto para compra ou para aluguel, “os compactos estão dando um bom retorno financeiro para quem constrói”. Os bairros do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo, foram apontados como as “melhores localizações para se construir atualmente”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba