Um projeto de terapia alternativa leva animais à Vila Vicentina, instituição de longa permanência para idosos, sem fins lucrativos, em João Pessoa. A ação utiliza animais como uma alternativa no tratamento de problemas como baixa autoestima e ansiedade.
O projeto ‘Zooterapia Aplicada à Melhor Idade’, ação de extensão do curso de Medicina Veterinária de uma faculdade particular, visita a Vila Vicentina levando animais domésticos, especialmente cães de companhia, como uma forma de terapia alternativa em tratamentos de problemas psicossomáticos de pacientes idosos.
Para o coordenador do curso, Andreey Teles, o projeto é um diferencial para os alunos. “O projeto trabalha a questão do indivíduo se colocar no lugar do outro, além de trazer diversos benefícios aos idosos como a reabilitação, redução de ansiedade e depressão, entre outros”, afirmou.
As visitas acontecem a cada 15 dias e além de promover o contato com os animais, os estudantes acompanham a evolução clínica dos idosos, realizando avaliações relacionadas a problemas psicossomáticos como ansiedade, síndromes depressivas e baixa autoestima.
Fonte: g1
Créditos: –