Estudantes do Instituto Federal na Paraíba (IFPB) realizaram, na tarde desta quarta-feira (17/04), um protesto pedindo a volta das aulas na instituição. O apelo aconteceu no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
“Do interior, ao Litoral, em defesa do Instituto Federal”, diz os manifestantes ao segurar cartazes.
Os professores e servidores técnico-administrativos do IFPB entraram em greve no dia 3 de abril. Entre as reivindicações do movimento grevista estão: Recomposição salarial, sendo de 34,32% para técnicos e 22,71% para professores; reestruturação de carreiras; e código de vagas e concurso imediato para técnicos e professores.
Quantas universidades e Institutos já aderiram à greve
Em todo o Brasil, ao menos 51 universidades e 79 institutos federais (IFs) estão em greve, conforme apurou o Polêmica Paraíba.
A Andifes, que representa dirigentes de 69 universidades e os dois centros de educação tecnológica, afirma que a “greve é um direito constitucional garantido aos trabalhadores e as seções sindicais e os servidores têm autonomia para deliberar quanto à participação no movimento“.
Em nota, o MEC (Ministério da Educação) informou que as equipes da pasta vêm participando da mesa nacional de negociação, das mesas específicas de técnicos e docentes instituídas pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e da mesa setorial que trata de condições de trabalho.