reconhecimento

ALPB aprova Moção de Aplauso para o Hospital do Bem de Patos

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, na sessão desta quarta-feira (16), uma Moção de Aplauso ao Hospital do Bem - unidade de oncologia do Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos. A iniciativa além de destacar a importância do trabalho da unidade, que integra a rede estadual de saúde, ainda homenageia a equipe multiprofissional que atua naquela Casa. Referência para pacientes do sertão, com diversos tipos de câncer, o Hospital do Bem foi inaugurado em 2018 e disponibiliza atendimento ambulatorial, cirurgias, internações, quimioterapia e ainda exames de imagens, laboratoriais e biópsias.

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, na sessão desta quarta-feira (16), uma Moção de Aplauso ao Hospital do Bem – unidade de oncologia do Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos. A iniciativa além de destacar a importância do trabalho da unidade, que integra a rede estadual de saúde, ainda homenageia a equipe multiprofissional que atua naquela Casa. Referência para pacientes do sertão, com diversos tipos de câncer, o Hospital do Bem foi inaugurado em 2018 e disponibiliza atendimento ambulatorial, cirurgias, internações, quimioterapia e ainda exames de imagens, laboratoriais e biópsias.

O autor do Requerimento 20.380/22, deputado Jeová Campos, que já foi paciente oncológico e fez seu tratamento radioterápico no Napoleão Laureano, em João Pessoa, elogiou a atuação da unidade e conclamou os parlamentares e lideranças políticas do sertão a lutarem pela ampliação dos serviços do Hospital do Bem, com a inclusão de sessões de radioterapia. “O Hospital do Bem vem prestando um excelente atendimento e acolhimento aos pacientes oncológicos do sertão, com bons resultados de cura e respostas aos tratamentos e é importante que ele também possa acolher os pacientes que necessitem fazer radioterapia”, afirma o parlamentar.

O Diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, recebeu a notícia da homenagem da ALPB com muita alegria e satisfação. “Costumamos dizer aqui que não existimos apenas para realizar o tratamento, ministrar remédios, fazer cirurgias, exames e biópsias, nós vamos além, porque acolhemos os pacientes oncológicos com técnica, medicação, porém, com uma dose extra de humanização e carinho. Os dados de atendimentos são bastante significativos e importantes, os resultados também e estamos muito felizes de poder propiciar um atendimento e tratamento de qualidade aos pacientes com câncer no sertão. O reconhecimento de nossos pacientes e agora da ALPB pelo nosso trabalho é a prova inconteste que estamos no caminho certo e que estamos cumprindo com nossa missão de salvar vidas dentro das possibilidades da Medicina”, disse Francisco, agradecendo a Moção de Aplauso em nome de toda a equipe do Hospital do Bem.

O secretário de Saúde da Paraíba, Dr. Geraldo Medeiros, celebrou a iniciativa de reconhecimento da Assembleia Legislativa e reforçou a importância que um serviço de oncologia tem no sertão do estado, evitando deslocamentos para Campina Grande e João Pessoa. “Os paraibanos e paraibanas portadores de câncer residentes no Sertão e Alto Sertão precisam conhecer e utilizar mais o Hospital do Bem, um excelente serviço disponível para toda a população sertaneja”, reforçou ele.

Sobre o Hospital do Bem

O Hospital do Bem realizou ao longo de 2021, 3.889 sessões de quimioterapia e 642 cirurgias oncológicas. O ambulatório da unidade realizou 8.653 atendimentos. Foram feitos ainda 785 diagnósticos de Anatomia Patológica e Citopatologia, 32 biópsias de colo uterino, 99 biópsias prostáticas, 58 de nódulos de mama, 18 de ovário e 254 de pele. O balanço de atividades do Bem no ano passado ainda inclui a realização de 119 cirurgias mastológicas.  O escopo de trabalho da unidade inclui o atendimento a pacientes com câncer de Pele, Útero, Mama, Próstata, Pulmão, Intestino, Endométrio, Ovário, Laringe, Sarcoma, Reto, Língua, Laringe, Esôfago, Estômago e Fígado. A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente.

Prioritariamente, os serviços do hospital são direcionados para a população dos municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico, que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba